Conferência da Juventude: importância das pré-conferências e do diálogo com as juventudes

Conferência da Juventude: importância das pré-conferências e do diálogo com as juventudes

Ao longo dos meses de junho e julho, as pré-conferências da Juventude não saíram da cabeça de jovens da rede de ensino municipal, estadual e privada de Itabirito. Isso porque a Coordenadoria de Políticas Públicas da Juventude, ligada ao Gabinete da Prefeitura de Itabirito, realizou 22 eventos com o intuito de preparar os adolescentes para a 2ª Conferência Municipal da Juventude, que acontece hoje e amanhã no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Itabirito).

Pré-conferências (5)

Pré-conferências (3)

Com o tema “Juventude, participação popular e cidadania. Construindo uma geração participativa e responsável”, os encontros tiveram por objetivo preparar o público para repensar políticas públicas que falem diretamente com o nicho no qual se inserem. Para Júlia Oliveira, integrante da comissão organizadora do evento e representante da União da Juventude Socialista (UJS Itabirito), “a maior lição que as pré-conferências trouxeram, principalmente para aqueles que desacreditam no potencial da juventude, é que é possível contribuir socialmente independentemente da idade. A ideia é que se garanta a voz da juventude”.

Pré-conferências (4)

Pré-conferências (1)

Para o coordenador de Políticas Públicas da Juventude e assessor de Direitos Humanos, Participação Popular e Cidadania do Governo Municipal, Leandro Dias, a expectativa é de que a Conferência possa “consolidar o diálogo entre a juventude e o poder público, de modo a repensar políticas públicas que contribuam para uma parcela tão importante da sociedade, que são os jovens”.

Pré-conferências (7)

Pré-conferências (2)

As pré-conferências foram realizadas nas escolas municipais Ana Amélia Queiroz, José Ferreira Bastos, Manoel Salvador de Oliveira e Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi); nas estaduais Doutor Raul Soares, Engenheiro Queiroz Júnior, Henrique Michel e Intendente Câmara; além do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e do Instituto Santo Antônio de Pádua (Isap), representando a rede privada de ensino. Ao todo, foram eleitos 135 delegados, entre efetivos e suplentes, representantes da sociedade civil e do poder público. Entidades como a Casa do Adolescente, a Igreja Presbiteriana, o bloco Axé Igbá e a UJS Itabirito também realizaram pré-conferências livres que somaram à programação proposta pela Coordenadoria.

Conferência da Juventude:

Data: 10 e 11 de agosto

Horário: 15 às 22h (sexta-feira) e 9h às 20h (sábado)

Local: Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG/Itabirito (José Benedito, 139, Santa Efigênia)