TIME Brasil: Prefeitura de Itabirito assina adesão a programa da Controladoria-Geral da União

A Prefeitura de Itabirito formalizou nesta terça-feira, dia 28 de junho, a adesão ao Programa Transparência e Integridade em Municípios e Estados – TIME Brasil, promovido pela Controladoria Geral da União – CGU. Itabirito é o primeiro município da Região dos Inconfidentes a aderir ao TIME Brasil.

O projeto tem como objetivo a promoção do aprimoramento da gestão pública por meio da valorização da transparência, integridade e participação social. A adesão ao programa permitirá ao município de Itabirito a execução, nos próximos dois anos, de uma série de medidas para implementação e disseminação de dispositivos legais que envolvem transparência pública.

“A transparência na prestação dos serviços públicos deve ser o foco de toda administração. Diante desse compromisso, estamos sempre à procura de parcerias institucionais que nos auxiliem a ampliar o diálogo com a população, resultando em melhor qualidade de vida para todos por meio de uma gestão eficiente, qualificada e marcada pela participação social”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Entre as medidas estão a regulamentação da Lei de Acesso a Informação; capacitação de servidores públicos para atuação como agentes de mudança no fomento de uma cultura de transparência, integridadee  participação social; uso de novas tecnologias, soluções criativas e inovadoras nas áreas de governo aberto e controle social; fomento do trabalho dos conselhos de políticas públicas; e promoção de intercâmbio de informações e experiências relevantes ao fortalecimento da gestão pública.