Desenvolvimento local: Prefeitura de Itabirito participa de evento de conclusão de projetos

A Prefeitura de Itabirito participou na última terça-feira, dia 28 de junho, do evento de conclusão dos projetos Raízes Desenvolvimento Sustentável e do Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito. Os projetos são iniciativa da mineradora Vale, em parceria com as secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Assistência Social.

Realizado na Casa de Pedra, na comunidade do Córrego do Bação, o evento foi marcado pela apresentação das oficinas criativas e por depoimentos dos envolvidos nos projetos, que deixam como legado para o município a Rede Criativa de Itabirito.

A Rede tem o objetivo de fomentar as riquezas locais na circulação de uma nova economia – a economia criativa – e, além de gerar a valorização do território, do trabalho e da renda, conecta as pessoas para uma atuação em rede.

“O momento é de celebrar o projeto e seus dois anos de execução. São 35 empreendimentos e 45 empreendedores criativos do turismo, da cultura e da agroecologia em rede, com experiências integradas para mostrar Itabirito ao mundo como uma cidade criativa de Minas Gerais”, destacou a sócia do projeto Raízes Desenvolvimento Sustentável e coordenadora do projeto Territorial e Transformação Social de Itabirito, Jussara Rocha.

O começo de tudo

Itabirito recebeu benefícios em decorrência da ação de reparos financeiros aos prejuízos provocados aos municípios mineiros pelo rompimento de barragens. O projeto Raízes recebeu recursos da mineradora visando ao fomento às novas potencialidades econômicas municipais.

“Ações que fomentam nossa economia, o turismo e a cultura são essenciais no contexto da economia criativa. O projeto Raízes, por meio da Rede Criativa, muito contribui com o município de Itabirito porque reforça nosso potencial, não só para a mineração, mas para inúmeras oportunidades criadas pelas mentes brilhantes dos empreendedores”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

“Temos um grande potencial econômico e turístico em Itabirito, que precisa ser explorado, gerando legados. A Rede Criativa tem tudo para crescer ainda mais. Os ganhos serão para empreendedores e empreendimentos locais, para a população e para nós”, finalizou o gerente de territórios da Vale, Nildo Frazão.