Ações centenárias: Prefeitura de Itabirito realiza eventos comemorativos no Complexo Turístico da Estação

A Prefeitura de Itabirito realizou nessa terça-feira, dia 7 de junho, mais uma edição das Ações centenárias, eventos comemorativos rumo aos 100 anos de Itabirito, em 2023. Nesta edição, o Complexo Turístico da Estação recebeu a unidade móvel da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) a fim de apresentar à população a importância da ouvidoria enquanto instrumento de governança e transparência.

“A Ouvidoria Móvel é um espaço para que o cidadão tenha a oportunidade de apresentar sua visão sobre os serviços públicos prestados pelo Estado. É, de fato, um espaço em que o cidadão pode expressar sua voz para que a administração pública possa, a partir das sugestões, melhorar a prestação de serviços”, destacou o ouvidor do Estado de prevenção e combate à corrupção, Daniel Medrado.

Além da população em geral, a unidade móvel recebeu a visita de alunos da rede municipal de ensino, que tiveram a oportunidade de aprender mais a respeito das funções da Ouvidoria.Ações centenárias (1)

“Promover esse evento com o apoio da Ouvidoria Geral do Estado foi uma grande oportunidade para conscientizar a população acerca da importância da participação nas decisões públicas, promovendo melhorias para Itabirito. Tivemos a oportunidade de apresentar a Ouvidoria Municipal e Ouvidoria do Estado aos estudantes do 9º ano da rede pública municipal. Com isso, esperamos que o trabalho da ouvidoria alcance mais pessoas”, explica a ouvidora geral do município de Itabirito, Brunna Varela.

Apresentação do projeto do Álbum do centenário

A programação também contou com uma apresentação do projeto do Álbum de Figurinhas do centenário de Itabirito, que será desenvolvido pela Secretaria de Educação, contemplando as escolas municipais urbanas e rurais.

“Faltam pouco mais de 450 dias para nosso centenário. Temos de preservar a história do município, e as crianças são primordiais para essa preservação. A idéia do álbum de figurinhas é retratar a história de Itabirito, despertando a memória das nossas crianças e o interesse delas em se tornarem guardiãs de toda a trajetória do município”, enfatizou prefeito Orlando Caldeira.Ações centenárias (4)

“A construção da história começa dentro da escola. Queremos contar a história sob a visão de cada aluno por meio do álbum de figurinhas. Assim, daremos continuidade à preservação da história de Itabirito sob a ótica de nossas crianças”, reforçou a secretária de Educação, Iracema Mapa.

Prêmio de desenho e redação

Durante o evento, também ocorreu a entrega oficial dos envelopes com o resultado do concurso de desenho e redação realizado pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente. Em sua terceira edição, o tema proposto foi Lixo nosso de cada dia.

“Nós, cidadãos, temos de ter responsabilidade individual com o lixo que produzimos. Todos devem se envolver nesse tema da destinação correta de resíduos. A educação ambiental, por meio das nossas crianças, tem a função multiplicadora de novos hábitos para mudarmos esse jogo”, lembrou o secretário de Meio Ambiente, Frederico Leite.Ações centenárias (6)

O projeto contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itabirito, entidade responsável pela premiação.

Outras ações da programação

A programação das ações centenárias de junho também contemplou a audiência Pública sobre a criação da Unidade de Conservação Grota da Mina, na Câmara Municipal. À noite, aconteceu a inauguração da sede própria do Atelier de Artes Integradas, no Centro Administrativo.