Prefeitura de Itabirito recebe a visita do superintendente regional da Caixa

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, recebeu no início de julho a visita do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Pereira. Na ocasião, representantes do Executivo municipal receberam os dados sobre a Capacidade de Pagamento - CAPAG do município e discutiram, em conjunto com o superintendente, a nota de Itabirito na CAPAG com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional.

A Capacidade de Pagamento é uma classificação elaborada pelo Tesouro Nacional para avaliar a situação fiscal dos municípios. A avaliação tem como metodologia o cálculo dos indicadores de endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

A CAPAG dos municípios, estados e distrito federal podem variar entre notas finais A, B, C ou D, sendo a nota A indicativo de boa situação fiscal e de baixo risco. Já a nota D indica uma situação fiscal ruim e consequentemente de alto risco de inadimplência.

“É um momento importante para a nossa cidade. Recebemos o reconhecimento pelo trabalho eficiente da gestão com a nota máxima na CAPAG”, destacou a secretária de Fazenda, Rane Curto.