Irenice Maria Rodrigues: Prefeitura de Itabirito realiza 2ª edição da meia-maratona e movimenta a cidade

Garantindo muita adrenalina e diversão, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou no último domingo, dia 18 de setembro, a segunda edição da meia-maratona Irenice Maria Rodrigues. O evento reuniu corredores de Itabirito, Ouro Preto, Belo Horizonte, entre outros municípios.

“A meia-maratona Irenice Maria Rodrigues é muito importante para promover o esporte e manter viva a história da nossa cidade. Estamos tendo a honra de receber maratonistas de vários municípios e celebrar a promoção da saúde. Gostaria de parabenizar os vencedores e todos os participantes”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.

Disputado em percursos de 5 km, 10km e 21km, o evento esportivo contou com a participação de 425 atletas, entre homens e mulheres.

“Fiquei muito feliz em poder participar de uma corrida que homenageia uma figura histórica para as mulheres. Além disso, é uma forma de gerar oportunidades para os atletas que estão iniciando a vida esportiva”, comentou Junia Guedes, 1ª colocada geral no percurso de 21km.

Edilson do Carmo, morador de Itabirito e participante da corrida de 10km, avaliou positivamente a 2ª edição da meia-maratona. “É muito importante a promoção do atletismo e da qualidade de vida da população. Subir ao pódio é apenas uma recompensa por todo o trabalho”.

2-_DSC7789

Percurso kids

Incentivando a prática esportiva infantil, a meia-maratona Irenice Maria Rodrigues contou também com o percurso kids para a diversão de mais de 40 jovens.

Para Roberto Morais, morador de Contagem e profissional de Educação Física, foi gratificante ver a filha de quatro anos participar da prova. “Gostaria de levantar a importância de os organizadores de eventos esportivos realizarem a categoria kids. Essa promoção incentiva as crianças a competirem, interagindo com as demais e criando uma evolução nos quesitos motores e cognitivos, o que leva à evolução saudável e social”, destacou.

WhatsApp Image 2022-09-20 at 10.30.00

Irenice Maria Rodrigues

Nascida em Itabirito, Irenice Maria Rodrigues é considerada uma das maiores atletas latino-americanas de sua geração. Irenice competiu no Pan de Winnipeg, em 1967, e foi recordista dos 400 m e dos 800 m, numa época em que a prova era proibida para mulheres, porque acreditava-se que fosse "desgastante demais para as possibilidades físicas femininas". Irenice faleceu em 1981.

Programação diversificada

Assegurando diversão ao público de todas as idades, o evento ainda contou com rua de lazer para as crianças e show da banda Mineralys.

20220918_104435

Confira a classificação:

RESULTADO FINAL

Avaliação do evento

Com a proposta de ouvir os participantes, a Prefeitura receberá, até o dia 30 de setembro, avaliações e sugestões sobre a meia-maratona.

Formulário de avaliação

(Foto percurso kids: Jonathan Willian)