Prefeitura de Itabirito realiza cerimônia de abertura do ano letivo de 2023

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, realizou nessa quinta-feira, dia 2 de fevereiro, a abertura do ano letivo de 2023 das escolas municipais. A cerimônia da educação infantil aconteceu no Atelier de Artes Integradas, no Centro, enquanto a da educação fundamental foi realizada na Escola Municipal Ana Amélia Queiroz, no bairro Gutierrez.

“É com muita alegria que damos início ao ano letivo das escolas municipais. Temos uma educação de excelência comprovada na Região dos Inconfidentes e uma das melhores de Minas Gerais. Alcançamos índices e metas importantes para a educação do nosso município e seguimos trabalhando em prol de melhorias para toda a comunidade escolar”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Adesão dos profissionais

Os eventos reuniram cerca de 850 profissionais da educação municipal, entre professores, diretores, coordenadores, supervisores, monitores, técnicos e estagiários.

Abertura Ano Letivo I Rede Municipal 3

“É mais um ano letivo que se inicia, um novo desafio. Temos muito trabalho pela frente para obtermos ainda mais resultados positivos na educação do município”, enfatizou a secretária de Educação, Iracema Mapa.

Participação especial

A abertura do ano letivo contou com palestras do pesquisador das infâncias Jouberth Gandhy Piorski, com o tema “A criança, a vida sensorial e a educação infantil”, e do doutor em Educação Celso dos Santos Vasconcellos, com a palestra “Avaliação da aprendizagem: por uma práxis transformadora”.

Abertura Ano Letivo I Rede Municipal 1

“A ideia foi falar um pouco sobre sensorialidade para conseguir observar mais profundamente a criança. É maravilhoso, sensível e atento ter a oportunidade de discutir esses temas e ajudar os professores a iniciarem o ano mais sensíveis a tais qualidades, priorizando a criança e o que vem dela”, pontuou Gandhy Piorki.

A professora da Escola Municipal Guilherme Hallais França, Clea Braga Alves, se emocionou com a palestra sobre educação infantil. “Quando soube da vinda do Gandhy, eu fiquei muito emocionada. Para nós que trabalhamos com infância, a palestra foi um presente. Falas tão pertinentes são um presente para todos nós, educadores da rede municipal. Faço leituras de seus livros, artigos e admiro a defesa que ele faz da criança, que é potente e protagonista”, afirmou.