Prefeitura de Itabirito realiza 1ª Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em agosto

Prefeitura de Itabirito realiza 1ª Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em agosto

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência, abre inscrições para a programação da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de agosto. As inscrições serão realizadas até o dia 20 de agosto, por meio de formulário online.

O evento fará parte da programação da 16ª Semana do Desenvolvimento Econômico e contará com palestras sobre neuroalfabetização, aspectos sensoriais e estratégias de manejo de comportamentos, entre outros assuntos sobre a educação inclusiva.

“É fundamental trazer o debate da inclusão para dentro do segmento educacional, bem como para toda a rede de apoio que envolve as pessoas com deficiência. Precisamos, cada vez mais, discutir o assunto para superar barreiras do preconceito que ainda hoje afetam esse público”, destaca a secretária de Educação, Iracema Mapa.

Inspiração na Semana Nacional

O evento municipal tem como inspiração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre 21 e 28 de agosto, de acordo com a Lei Federal nº 13.585. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre as necessidades de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

 

PROGRAMAÇÃO:

A Escola do Século XXI

Palestrante: Mariana Rosa

24/08, 19h

Jornalista e educadora, mulher com deficiência, mãe da Alice, fundadora do Instituto Cáue e integrante do coletivo Helen Keller.

 

Educação Inclusiva: Fundamentação Legal e Científica

Palestrante: Renata Dias Andrade

25/08, 8h às 9h15 e 13h às 14h15

Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência, graduada em administração pública, mulher, mãe do Benjamin. Cursos livres de Educação Inclusiva pela Fundação Bradesco, Alfabetização para pessoas com Deficiência Intelectual (método Abacada), “Entendendo a Inclusão como Direito” (Escola de Extensão Unicamp), Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para Pais, Cuidadores e Educadores (Escola de Saúde Pública do Paraná). Concluinte da 1ª edição da JUNTA, promovida pelo Instituto Cáue.

 

Neuroalfabetização: A Inclusão Possível

Palestrante: Laura Faria

25/08, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Neurocientista, fonoaudióloga, alfabetização baseada em evidências científicas. Criadora de conteúdo digital no @neuroexperts. Possui mestrado e doutorado (em andamento) em Neurociências pela UFMG. Experiência de mais de 15 anos em clínica e escolas nas áreas de Alfabetização, Aprendizagem, Leitura, Escrita, Transtornos Específicos de Aprendizagem. Mentora de escolas e consultores para assuntos relacionados à aprendizagem em mais de 10 escolas de Minas Gerais. Criadora do Método Escada da Alfabetização.

 

Adaptações Curriculares: um caráter facilitador para o processo

Palestrante: Alessandra Paranhos

26/08, das 8h às 9h15 e das 13h às 14h15

Assessora Técnica, Coordenadora do Centro de Educação Municipal Ambiental de Itabirito desde 2019. É professora efetiva do quadro da Secretaria de Educação de Itabirito, desde 2008, ministrando disciplinas de Biologia, Química e Física, Gestão e Projetos Ambientais. Mestre em Ensino de Ciências com ênfase em Neurociências e Educação (UFOP, 2019), Especialista em Neurociências Aplicada à Educação (UNA, 2016), Especialista em Neurociência da Inclusão (FELUMA, 2020), Especialista em Metodologias Ativas para Educação Híbrida em Saúde, (FELUMA, 2021). Licenciatura Plena em Biologia (Universitário Claretiano, 2012), Bacharel em Farmácia (UNIPAC, 2011). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFOP, área de concentração em Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular. Atua nas áreas de Neurociências e Ensino e Educação Inclusiva como palestrante.

 

Aspectos Sensoriais e Estratégias de Manejo de Comportamentos

Palestrante: Franckislane Pimenta

26/08, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Terapeuta ocupacional formada pela Universidade FUMEC. Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia; Imersão Internacional no Chile; Atuação na reabilitação de Bebês, Crianças, Adultos no Cer II Itabirito e Espaço Integrare. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pós-graduanda em Intervenção Precoce no Autismo, tem experiência como professora na rede municipal, estadual e particular de Itabirito, bem como no CMAEE, com inclusão escolar.

 

Oficina: Adaptação de material pedagógico para crianças com deficiência, na prática

Palestrante: Marina Venture

27/08, das 8h às 11h30

Mãe do Felipe, integrante da diretoria da Família Down BH e Vice-presidente da Cresce Down BH. Criadora do blog O Menino Aprendiz, no Instagram, produtora de materiais adaptados para pessoas com necessidades diferenciadas.