Prefeitura de Itabirito estuda implantação de diretrizes curriculares para Educação Infantil

A fim de promover estudos para a elaboração das Diretrizes Curriculares para a educação infantil da rede municipal, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste mês uma reunião com profissionais da Educação.

O encontro reuniu cerca de 200 profissionais da educação infantil, entre diretores, vice-diretores, coordenadores, secretárias, professores e monitores escolares. A iniciativa foi realizada na Escola Municipal Natália Donada Melillo.

Serão promovidos outros encontros ao longo deste ano, com a participação de servidores da educação infantil e da comunidade em geral, a fim de democratizar e promover oportunidade de a população oferecer suas contribuições. A previsão é de que o documento seja validado até o fim de 2022.

“Consideramos esse um momento de valorização das práticas desenvolvidas por nossos profissionais. Estamos materializando sonhos, estudos, práticas e projetos, além de vislumbrar novos horizontes, em que o respeito à infância seja o nosso lema, a válvula motriz, propulsora de todo o trabalho”, destaca a diretora pedagógica da educação infantil, Ana Góis.

Proposta inédita para a educação infantil municipal

As propostas específicas para o município serão elaboradas levando em conta a realidade local de Itabirito, além de serem baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNs, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e no Currículo de Referência de Minas Gerais, referências utilizadas atualmente.

“A elaboração de diretrizes próprias para a educação infantil municipal será algo inédito em Itabirito e vai retratar a nossa realidade. Essa também será uma forma de sistematizar o conhecimento construído ao longo de mais de 36 anos de história da educação infantil”, pontuou a secretária de Educação, Iracema Mapa.