Educação ambiental: alunos do Cemi desenvolvem projeto de produção de adubo e reaproveitamento de resíduos

Educação ambiental: alunos do Cemi desenvolvem projeto de produção de adubo e reaproveitamento de resíduos

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolve junto aos alunos do tempo integral do Centro Educacional Municipal de Itabirito – Cemi o projeto Raízes do Amanhã.

O projeto ocorre sob a supervisão de professoras da escola e integra os alunos aos processos de ciclagem orgânica, manejo de animais e aproveitamento de material. Além disso, a atividade gera renda para o tempo integral.

Desenvolvimento do projeto

Uma das etapas contempla o desenvolvimento de minhocários. Os alunos do tempo integral estão criando minhocas californianas e, simultaneamente, produzindo o húmus, matéria orgânica que contém nutrientes e compostos importantes para o solo e para as plantas.

Outra etapa importante do projeto é a de monitoramento. Por meio desse passo, os alunos receberam, em agosto, a visita da bióloga e doutora em ecologia, conservação e manejo da vida silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, Juliana França.

Educação Ambiental - Projeto Raízes do Amanhã 2

A especialista apresentou noções acerca do monitoramento das águas e do solo por meio de palestra sobre bioindicadores da qualidade da água. A seguir, os alunos participaram de aula prática com coleta e análise da água na Represa da Carioca, localizada no Córrego Seco.

“Foi um dia de muito aprendizado interdisciplinar. Até o fim deste ano, quando finalizaremos o projeto, serão realizadas análises mensais da qualidade da água junto aos alunos e sob a supervisão de professores”, destacou a professora e coordenadora de projetos ambientais da escola, Flávia Mendanha.

Monitoramento Ambiental Participativo

O MAP é um conjunto de ações financiadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas em parceria com a Agência Peixe Vivo e com a Fundep/UFMG. 

Uma das ações é o biomonitoramento. A etapa é realizada por escolas da educação básica e envolve professores e estudantes de escolas públicas na coleta de dados sobre a situação do entorno do rio, qualidade física e química da água e presença de invertebrados bioindicadores.

Educação Ambiental - Projeto Raízes do Amanhã