Prefeitura de Itabirito promove curso de compras públicas

Prefeitura de Itabirito promove curso de compras públicas

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Minas, realizou na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, a cerimônia de encerramento do curso de compras públicas. 

A iniciativa teve como objetivo capacitar, orientar e auxiliar servidores públicos e empreendedores, potencialmente fornecedores do município, sobre o processo de compras públicas visando à aquisição de bens e serviços. 

É uma grande oportunidade de capacitar nossos servidores e os empreendedores locais. Com ações como essa, esperamos fomentar o desenvolvimento local e contribuir para um futuro mais próspero em Itabirito”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.   

 Empreendedores locais nos processos licitatórios 

O índice de fornecedores locais nos processos licitatórios realizados em Itabirito representa atualmente cerca de 2% das compras públicas. A capacitação busca oportunizar a maior participação das pequenas empresas nos processos, além de incentivar o uso de ferramentas como licitações públicas e pregão eletrônico. 

“O curso é fundamental para a compreensão da importância das compras públicas para o desenvolvimento econômico local. Quando a Prefeitura compra com uma empresa do município, gera impostos e empregos na própria cidade”, afirmou o consultor externo de compras públicas do Sebrae, Waldir Ferreira.