Consciência Negra: semana de eventos realizada pela Prefeitura marca comemorações em Itabirito

Com o objetivo de promover debates sobre a importância dos negros na sociedade e exaltar a cultura afro, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, promoveu entre os dias 16 e 20 de novembro a 34ª Semana da Consciência Negra.

“A programação neste ano trouxe para Itabirito a oportunidade de discussões importantes que permeiam as raízes africanas e a contribuição dos negros para a formação da identidade dos itabiritenses”, destacou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.

Abertura

O tradicional Café Preto marcou a abertura do evento, no dia 16, no pátio da Prefeitura. Mallu Caetano e Pedro Henrique, jovens negros e ativistas sociais, conduziram o bate-papo sobre a importância do combate ao racismo.

“O movimento negro é uma luta de mais de 500 anos. Espaços como esse fomentam debates e impulsionam tomadas de decisões nas políticas públicas que nos permitem estar onde quisermos”, afirmou Mallu Caetano.

Diversidade de celebrações

Durante a semana, os eventos proporcionaram reflexões e diálogos por meio de apresentações artísticas, oficinas de percussão e de grafite, além de momentos de oração com a celebração de missa e culto ecumênico afro.

O Atelier de Artes Integradas recebeu durante roda de conversa representatividades como Tico TDS, Maria Luisa Rosa (da Fanpaz) e Deusolira Raimunda Alves (Dona Deusa), que ressaltaram importantes temas de suas histórias de vida. “Por sermos negros, temos de ser ainda mais fortes e resistentes, sempre em busca de evolução”, afirmou Tico TDS.

“Ser mulher, negra e vencer todas as dificuldades que a vida me proporcionou é gratificante. Não me vitimizar diante das adversidades é a maior lição que aprendi”, destacou a maestrina da Fanfarra da Paz, Maria Luisa.

Na sexta-feira, dia 18, o Complexo Turístico da Estação recebeu o Baile Soul Black. O público se divertiu ao som da banda Black Machine e de DJ’s como Tomaz Amaral e Toninho Black, do tradicional Baile da Saudade, de Belo Horizonte. “Já são quase 40 anos de carreira levando a cultura black ao público e lutando contra o preconceito, unindo pessoas de diferentes estilos”, reforçou Toninho Black.

No sábado, o palco ficou por conta de roda de capoeira, apresentação do bloco Urucum e batalha de MCs. “O hip hop é um movimento resistente e nos representa em sua essência, porque traz nossa vivência para os ambientes públicos e mostra a força do negro”, reforçou o MC DU PA na Voz, ganhador da batalha de MC’s.

Encerramento

O encerramento da Semana ocorreu no domingo, dia 20, dedicado a Zumbi dos Palmares. Em comemoração, foi celebrada missa afro na Igreja de Santa Efigênia por Frei Leonardo, com participação da Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, de Conselheiro Lafaiete. À noite, ocorreu a entrega da medalha Zumbi dos Palmares a personalidades que marcam a luta contra o preconceito racial em Itabirito, além de apresentação do bloco Axé Igbá, no Complexo Turístico da Estação.