6° Festival de Teatro de Itabirito: apresentações culturais e teatrais encerram programação

Crianças, adolescentes, adultos e idosos acompanharam em grande número e se encantaram com a cena ‘Coisas de Família’ e com o espetáculo ‘Grão’, realizados em comemoração aos 25 anos do Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação e aos 49 anos da Associação Cultural Os Canarinhos, respectivamente. Ocorridas no último domingo, dia 25 de setembro, as apresentações encerraram o 6º Festival de Teatro de Itabirito, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo.

“É motivo de alegria promover o maior Festival de Teatro de Itabirito, valorizando a cultura, a arte da cena, a tradição do teatro de grupo e, principalmente, os artistas locais. Investir em cultura é investir em futuro, educação, em economia criativa e sustentável e troca de experiências, promovendo Itabirito como referência em inovação”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Cenas, espetáculos, ensaios e muito mais

Ao longo da programação do Festival, 24 apresentações culturais – sete delas realizadas por grupos locais – movimentaram a cena teatral de Itabirito. As intervenções aconteceram no Complexo Turístico da Estação, no Parque Ecológico Municipal e no Atelier de Artes Integradas, destacando o papel essencial da escola pública de artes para a formação dos futuros agentes da cultura local.

Temas cotidianos foram discutidos por meio de recursos visuais, musicais e teatrais. “Uma cidade que investe em arte e entende sua importância no contexto social da população terá cidadãos mais sensíveis, mais críticos”, ressaltou o diretor artístico e produtor da companhia Teatro Negro e Atitude, Marcos Vinícius de Carvalho.

Inclusão

As intervenções artísticas envolveram e agradaram públicos de diversas idades. “A peça foi boa, porque a gente aprendeu que não se deve ignorar ninguém pela aparência”, exaltou Daniel Gurgel, aluno da Escola Estadual Professor Tibúrcio.

A colega de Daniel, Larissa Ribeiro, também valorizou a peça ‘Operação Romeu + Julieta, da companhia Casa Volante. “Achei legal. Aprendi que as pessoas são diferentes, mas conseguem ser legais umas com as outras”, destacou.

Intervenções teatrais e comemorações

O encerramento do Festival ocorreu em dois atos. O primeiro foi marcado pela comemoração dos 25 anos do Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, no adro da Igreja de São Gonçalo do Bação, com a cena Coisas de Família. “Nossa história se mistura à de nossa comunidade. Há 25 anos procuramos trazer histórias contextualizadas em nosso cotidiano para divertir o público. Comemorar esse um quarto de século junto à comunidade é honroso e importante”, afirmou o ator e diretor do grupo, Mauro Ghoña.

O segundo ato coube ao Coral Os Canarinhos, em comemoração aos 49 anos da Associação. O espetáculo Grão, no Liceu Dom Viçoso, foi exaltado pelo público. “Espetáculos como esse agregam muito à cultura local e fazem com que toda a comunidade se integre ao evento e transformam vidas”, acrescentou a professora Rosângela Rodrigues da Fonseca.