100% aprovada: maior Julifest de todos os tempos reúne cerca de 100 mil pessoas com programação diversificada e segurança histórica

Reunindo cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias de evento, a 29ª Julifest, realizada entre 14 e 17 de julho, foi oficialmente a maior edição de todos os tempos. Com recorde de público em Itabirito, a festa marcou a retomada presencial do evento depois de mais de três anos sem a participação da população.

O público que compareceu à Praça dos Inconfidentes conferiu a megaestrutura montada para garantir maior conforto e comodidade. Com dois grandes palcos principais e um palco 360º, a Julifest recebeu seis atrações nacionais, 22 bandas locais e, ainda, cinco atrações regionais típicas.

“Gostaria de agradecer a todo o público presente, aos membros das associações e a toda a equipe que trabalhou na realização do evento. Realizamos uma festa bonita, tradicional e muito importante para a comunidade. Foi uma honra. Realizar a Julifest foi um presente para toda a cidade”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Julifest dia

Atrações de alto nível

Com cerca de 35 mil pessoas na Praça dos Inconfidentes, a noite de sábado foi marcada pelo maior público da história em um dia de evento. "O melhor de tudo foi quando chegamos e vimos um mar de gente. Até falamos que estava para ser o maior público para o qual tocamos porque a rua estava lotada", comentou o guitarrista do Lagum, Jorge.

Sentimento compartilhado por Dennis, atração mais aguardada da noite, que tocou os maiores sucessos da carreira e envolveu o público com muita animação.

“Fiquei muito feliz e honrado. Já fiquei sabendo que é recorde de público hoje. Quero agradecer desde já a todos os envolvidos e ao público presente. Obrigado pelo carinho. Um show com uma magnitude desse tamanho já fica aquele friozinho na barriga, mas venho preparado para dar o melhor”, afirmou.

A programação ainda contou com grandes atrações nacionais como Os Barões da Pisadinha, Iza, Dudu Nobre e Diego & Victor Hugo.

Dennis

Maior premiação da história

Além da programação especial, a 29ª Julifest teve a maior premiação da história do tradicional concurso de barraquinhas típicas, totalizando R$ 28,5 mil em prêmios. Foram avaliados critérios como estilo de construção, acabamento, caracterização e atendimento de equipe, criatividade e organização geral.

A associação comunitária do bairro Gutierrez conquistou o primeiro lugar, com premiação de R$ 10 mil. Quinta Dos Inconfidentes ficou em segundo (R$ 7,5 mil). O Balneário Água Limpa - Asbali ficou em terceiro (R$ 5 mil). A quarta colocada foi a associação do Praia (R$ 3,5 mil). O quinto lugar ficou com Jan Hasek (R$ 2,5 mil).

“É gratificante ver a nossa barraca campeã. É um fato histórico para a comunidade e todos os envolvidos. O Rancho da Gutierrez foi erguido por várias mãos. Da estrutura à finalização, foram muitas etapas e desafios vencidos. Juntos somos mais fortes. Poder contar com cada um tornou esse título possível”, comemorou o presidente da associação do bairro Gutierrez, Altair Luiz Pereira, mais conhecido como Zelão.

Premiação de barraquinhas

Programação diversificada e segura

Garantindo diversão para todas as idades, a Julifest ainda contou, de forma inédita, com o Espaço Kids. A programação disponibilizou espaço família, brinquedoteca e participação da Biblioteca Pública Municipal, além de oficinas.

Outro atrativo da festa foi a presença da Jardineira da Julifest, garantindo uma experiência diferenciada para o público por meio de passeio gratuito pelos pontos turísticos e pelo Centro Histórico de Itabirito.

Jardineira da Julifest

A 29ª edição também foi marcada pela maior estrutura de segurança da história da Julifest. A segurança foi garantida com reforço policial e monitoramento por câmeras, além da presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.

A Prefeitura ainda implantou um sistema, por meio do aplicativo oficial, para a realização  de denúncias relacionadas ao evento, garantindo agilidade e providências por parte das equipes de segurança e dos organizadores.

Comidas típicas

Público aprova a festa

A 29ª Julifest atraiu grande público para prestigiar a programação e a gastronomia locais. Com a presença de itabiritenses e turistas de mais de sete estados e cinco países, a festa garantiu muita diversão ao longo dos quatro dias do evento.

O casal de turistas alemães Frauke Goldmann e Daniel Goldmann aprovou a festa. “Senti-me bem-vinda e segura. Nunca soube que era possível cozinhar umbigo de banana e é muito especial. Eu recomendaria aos nossos amigos na Alemanha”, afirmou Frauke. Daniel fez questão de ressaltar a experiência vivenciada. “Eu gostei muito. Uma linda festa. Adorei a música. O estilo de vida aqui é maravilhoso. A vida real aqui é algo fantástico”, acrescentou.

(Créditos das fotos: Sanderson Pereira/PMI)