Prefeitura de Itabirito orienta comércio por toda cidade

Fiscais da Prefeitura de Itabirito estão nas ruas para orientar o comércio do município para evitar a proliferação do coronavírus. Os empreendimentos devem tomar medidas específicas, que estão sendo explicadas e conferidas pelas equipes de fiscalização. “O trabalho de orientação está sendo feito bairro a bairro, conferindo se todos estão tomando os cuidados necessários para que a Covid-19 não chegue em nossa cidade”, conta Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente e coordenador das atividades de fiscalização orientativa da Prefeitura.

A iniciativa visa auxiliar os empreendedores de Itabirito a atenderem o Decreto Municipal 13100, publicado no último sábado (21), que determina medidas específicas para os empreendimentos da cidade. Barbearias, salões de beleza, clínicas de estética e congêneres podem atender em domicílio, mediante horário marcado. Já bares, lanchonetes e similares deverão permanecer fechados, funcionando apenas com serviços ‘delivery’, desde que todas as medidas de higienização e prevenção à Covid-19 estejam sendo tomadas.

Farmácias, drogarias, lojas de conveniência e de alimentação para animais, distribuidores de gás, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, agências bancárias, hipermercados, supermercados, mercados, açougues e demais centros de abastecimento de alimentos podem permanecer abertos, contanto que criem mecanismos para evitar aglomerações e disponibilizem meios de higienização para seus clientes. As clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia e laboratórios de análises clínicas também podem permanecer abertas, atendendo às mesmas exigências.

A ação orientativa reúne fiscais de diversas secretarias da Prefeitura de Itabirito e visa auxiliar os empresários e funcionários a protegerem a saúde da população. “Estamos conversando com os responsáveis por todo tipo de empreendimento, explicando a importância de respeitar as medidas de prevenção do contágio. As pessoas estão nos recebendo bem e entendendo que é preciso a colaboração de todos para que Itabirito se mantenha saudável”, destaca Jarbas Lima Lemes, fiscal de Meio Ambiente da Prefeitura.

“Os escritórios de advocacia, contabilidade e congêneres poderão atender mediante agendamento, revezamento de funcionários, devendo utilizar-se do sistema de trabalho home office”, estabelece o decreto. “Os fornecedores e comerciantes locais devem instituir limites quantitativos razoáveis para a aquisição de produtos essenciais por pessoa, principalmente no tocante a produtos de saúde, limpeza, higiene e alimentação, para que se evite esvaziamento dos estoques e o desabastecimento das famílias”, aponta outro item do texto.

Nos primeiros dias de fiscalização, as equipes percorreram os bairros Calçadas e Novo Itabirito, Munu, Santa Rita, Primavera, Matosinhos, Gutierrez, Dona Luisinha, Monte Sinai, Padre Eustáquio, Ponte da Açucena, Esperança, Capanema, Nossa Senhora de Fátima, Vila José Lopes, Vila Gonçalo, Saudade, Tombadouro, Boa viagem, Bela Vista, Lourdes, Agostinho Rodrigues, Santa Efigênia, Praia, Centro, Santo Antônio e toda região do São José. “O trabalho continua, bairro a bairro, e a população tem se mostrado muito parceira para que Itabirito vença a luta contra o coronavírus”, avalia Frederico Leite.