Itabirito está entre os 20 municípios mais transparentes de Minas Gerais, de acordo com a CGU

Graças ao trabalho competente e à implantação do sistema de compliance na Prefeitura a partir de setembro de 2019, Itabirito alcançou o 17º lugar entre os municípios de Minas Gerais na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU).

“A total transparência e lisura das ações públicas são compromissos da gestão municipal. Itabirito evoluiu muito nos últimos meses, tanto em relação ao Portal da Transparência quanto aos dados disponíveis para toda a população. Esse resultado é fruto da dedicação da equipe da Controladoria e dos demais servidores públicos municipais, que rapidamente assimilaram a importância do compliance”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Com nota 8,25 em 10 – superando a média nacional dos municípios, de 6,85 pontos -, Itabirito avançou para a 198ª colocação no ranking nacional. Na avaliação anterior, realizada em 2018, o município estava em 424º lugar, com nota 5,74.

Avaliação da política de acesso à informação

No projeto, a CGU avaliou a política pública de acesso à informação sobre receitas e despesas do município, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, entre outros quesitos.