Comunicado Oficial: Incêndio no Alto Cristo pode prejudicar sinal da sua televisão

Durante a madrugada desta sexta-feira, dia 20 de outubro, aconteceu um incêndio nas proximidades do Alto do Cristo, em Itabirito. O fogo destruiu um contêiner que fica próximo à área afetada. Prefeitura investiga se a ação foi criminosa.

No início da manhã de hoje, servidores da Prefeitura foram até o local para avaliar os danos. Além do prejuízo ambiental, materiais de serviço e manutenção de rádios e emissoras de televisão foram destruídos pelo fogo que se alastrou por dentro do local onde estes equipamentos funcionavam. Desta forma, o incêndio causa um prejuízo também aos cofres públicos na compra de novas peças e, também, ao entretenimento de certa parte da população que ficará sem o sinal dos canais.

Os Bombeiros e a Polícia Civil já foram acionados sobre a ação e uma perícia específica será realizada ainda hoje afim de dizer se o incêndio foi ou não criminoso.

Sinal de Televisão e Rádio

Grande parte dos materiais destruídos são equipamentos como cabeamentos, receptores e transmissores que serão substituídos pelas emissoras. A Prefeitura de Itabirito já entrou em contato com os responsáveis informando sobre o incêndio e advertindo sobre a necessidade de reposição destas peças, no entanto, não há prazo definido para a solução.

Na cidade há três antenas responsáveis pela distribuição do sinal: a do Alto do Cristo (afetada pelo incêndio), no bairro Agostinho Rodrigues e outra no bairro São Mateus.  Nas outras duas antenas o sinal será recebido normalmente. No entanto, o sinal de algumas emissoras em um número de residências do município pode ficar danificado durante alguns dias até a instalação do novo material.

Incêndio Criminoso

Este tipo de ação, se realizada por alguém e passível de identificação do autor, configura crime. As denúncias podem ser feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone 3561-4008, na Guarda Municipal – 153 ou 3561-7611, e também com os Bombeiros pelos números 199 ou 3561-2413.