Prefeitura de Itabirito viabiliza realização do 1º Poeirão Amigos da Marcha

A Prefeitura de Itabirito viabilizou a realização do 1° Poeirão Amigos da Marcha realizado no último domingo, dia 3 de julho. O evento, realizado pelo Clube do Cavalo com apoio da Prefeitura, reuniu criadores de cavalos de toda a região no Parque Agropecuário Tarcísio Bretas Lima, no Córrego do Bação.

Além de exibir animais de grande porte e suas habilidades na competição de marchas, o Poeirão oportunizou ao Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito e Ouro Preto a prestar consultoria aos seus associados. “Nosso objetivo no evento foi gerar conexões, identificar as demandas de problemas e formação dos produtores de nossa região para facilitar a vida do homem do campo”, enfatizou a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito e Ouro Preto, Tatiana Satiro.

Objetivo alcançado, segundo a produtora rural e integrante da Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Itabirito, Eva Maria Nonato. “Esses eventos dão visibilidade para os produtos que fazemos na roça. É um ganho a mais que garante para nós mais tranquilidade”, ressaltou.

Inclusão

Pacientes do Centro Inconfidentes de Equoterapia tiveram momento de destaque no Poeirão. Três deles, representando os demais atendidos pela equoterapia, abriram o evento montados a cavalo. “A oportunidade de abrirmos esse evento é a consolidação de todo o trabalho realizado com nossos pacientes”, detalhou a fisioterapeuta e coordenadora técnica da equoterapia, Ivana Pereira.

Oportunidades

O evento também contou com a participação de comerciantes locais. “O Poeirão confirma a potencialidade de Itabirito em promover eventos agropecuários. A economia da cidade é movimentada e os produtores da agricultura familiar e comerciantes têm a oportunidade de comercializarem seus produtos e serviços de forma inclusiva”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Quem elogiou e aprovou o Poeirão apoiado pela Prefeitura foi o tesoureiro da Associação Marchadores dos Inconfidentes, de Mariana, Augusto César Ribeiro. “Um evento como esse só vem agregar valores para a comunidade e para quem gosta de trabalhar com cavalos. É possibilidade de maior renda para a cidade e oportunidades para o homem do campo”, enfatizou.

A participação da Prefeitura foi ponto-chave para a realização do evento, que deverá ser realizado anualmente no município. “Essa foi a primeira de muitas ações que serão realizadas no Parque Agropecuário. Acreditamos que a partir desse, outros eventos virão, sobretudo com a estrutura do parque redimensionada”, finalizou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.