Prefeitura de Itabirito realiza visita pedagógica com estudantes a propriedade de agricultores familiares

Oportunizando o contato de crianças com animais e com a origem dos alimentos, a Prefeitura de Itabirito, por meio das Secretarias de Educação e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou no dia 15 de junho uma visita pedagógica com estudantes a uma propriedade de agricultores familiares do município.

Participaram da ação alunos do 1º período do Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Cinderela. Além de proporcionar a experiência de contato com animais como vacas, galinhas, porcos e cavalos, a visita orientada também teve como objetivo conhecer o cultivo local e a origem de hortaliças e legumes servidos na alimentação escolar.

“A merenda escolar fornecida nas escolas do município utiliza produtos da agricultura familiar e também de produtores rurais locais. Proporcionar essa visita aos estudantes é uma forma de mostrar a eles, desde cedo, a importância do consumo de alimentos saudáveis, assim como sua origem e as formas de produção”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.

Projeto pedagógico

A iniciativa teve início a partir do projeto de leitura das escolas municipais, o “Voando Pelo Mundo”, no qual foi trabalhado um livro temático sobre animais.

“Essa ação foi importante para ampliar a prática e a vivência dos alunos. Houve total adesão dos pais e a participação de todos os alunos. Como resultado, tivemos, a partir de uma história, várias oportunidades de aprendizado”, destacou a professora do CMEI Cinderela, Andrea Sacramento.

IMG_8912 (1)