Intercâmbio de experiências: Prefeitura de Itabirito recebe comitiva de estudantes para visita técnica à estrutura agropecuária do município

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu na última quarta-feira, dia 8 de junho, uma comitiva de estudantes para visita técnica à estrutura agropecuária do município.

Participaram da visita 18 alunos dos cursos superiores em Agronomia e Medicina Veterinária da Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte. Na oportunidade, foram apresentados os projetos desenvolvidos e resultados alcançados pelo município em segmentos como agricultura, pecuária e Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

“Ao longo da graduação, vemos como os pequenos produtores precisam de apoio técnico e de incentivo para que tenham efetividade no que produzem. Em Itabirito, além de fornecer os insumos e o apoio para a produção, a Prefeitura adquire os produtos. Estou impressionado com a estrutura oferecida. Essa assistência, tenho certeza, representa um incentivo para os produtores”, pontuou o estudante de Agronomia, Caíque Malony.

WhatsApp Image 2022-06-09 at 14 (1)

Intercâmbio educacional

A visita teve como objetivo a integração entre o poder público e a instituição de ensino, a fim de possibilitar que os estudantes conheçam os processos e políticas públicas implantados pela Prefeitura, permitindo a troca de experiências.

“Esse tipo de intercâmbio é de fundamental importância para ampliar o olhar dos futuros profissionais em formação, contrapondo a teoria acadêmica com o fazer cotidiano da equipe técnica que está conduzindo os projetos. Ficou muito clara a importância das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria como suporte para outros setores da sociedade de Itabirito”, afirmou o professor Carlos Eduardo Siste.

A aluna de medicina veterinária, Stéfane Ribeiro, refletiu sobre a experiência de acompanhar a prática aplicada ao cotidiano dos pequenos produtores. “Absorvi assuntos básicos sobre a dinâmica da Secretária da Agricultura para realizar a implantação dos projetos e a satisfação dos produtores por terem o apoio para desenvolver suas culturas”, apontou a estudante.

Visita técnica (2)

Visita à estrutura municipal

A comitiva percorreu as estruturas de agricultura locais, como viveiro e estufa de produção de mudas, além de visitar quatro propriedades de agricultores familiares e produtores rurais que recebem assistência técnica do município.

Os alunos tiveram a oportunidade de aproveitou conhecer a produção de hortaliças, tomate tutorado, fubá, ovos, grãos de feijão e milho, criação de bovinos e gados leiteiros e uma mini-fábrica com sistema apiário. Ao fim do roteiro, os membros da comitiva almoçaram em um restaurante de agricultores vinculados à Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Itabirito - Apafi.

“Essa ação comprova que a Secretaria é uma referência para outras entidades. Na visita, foi possível conhecer toda a estrutura agropecuária e, em campo, vivenciar como se dá a prática do produtor rural. Foi uma experiência pedagógica aliada à prática, com resultado muito positivo. Os futuros profissionais viram de perto a importância da presença do extensionista em campo”, destaca a diretora de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Adriene Brito.