Geração de renda: Mulheres Artesãs de Itabirito fortalecem projeto com produção de aventais para a Julifest 2022

Geração de renda: Mulheres Artesãs de Itabirito fortalecem projeto com produção de aventais para a Julifest 2022

O projeto Mulheres Artesãs - Solidariedade e Desenvolvimento ganhou mais um estímulo na 29ª edição da Julifest. Integrantes do projeto, realizado com apoio da Prefeitura de Itabirito em parceria com a EMATER-MG, produziram 20 kits de jogos de cozinha para representantes da barraca de comidas típicas da Associação Comunitária do Distrito de Acuruí.

Os kits contendo avental e touca foram encomendados pela associação e contribuíram para o fortalecimento do projeto, proporcionando mais uma oportunidade de renda para as artesãs que participaram da produção.

“A encomenda veio em um momento muito importante para o projeto porque é uma forma de dar continuidade aos trabalhos e fortalecer o grupo. O bordado é feito por um grupo, as toucas por outras artesãs e a montagem dos aventais por outro grupo”, destacou a extensionista de Bem-Estar Social, Marilda de Almeida.

Parte do recurso recebido por meio da encomenda é destinado para o fundo do projeto. O restante é dividido entre as artesãs que trabalharam na confecção do pedido. “Essa metodologia fortalece o projeto em todos os sentidos. Primeiro que o grupo sempre vai ter um recurso nesse fundo e segundo que os trabalhos proporcionam a união das artesãs”, completa Marilda.

Mulheres artesãs (2)

 

Oportunidade de aprendizado para artesãs

 A partir da encomenda, as artesãs ainda tiveram a oportunidade de trabalhar a qualidade do artesanato e técnicas de fabricação por meio do projeto.

“Foi uma experiência muito boa porque sempre ficamos distantes umas das outras e dessa vez trabalhamos juntas. Foi muito bom. Compartilhamos experiências e juntas terminamos a encomenda”, pontuou a artesã, Oliveira Maria dos Santos.