Agricultores e produtores rurais participam de capacitações em Itabirito

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Emater-MG e com a Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Itabirito - Apafi, promoverá até 14 de dezembro uma série de capacitações para agricultores familiares e pequenos produtores locais anteriormente beneficiados com a instalação de estufas.

Abordando a temática do associativismo, a primeira capacitação foi realizada no dia 30 de novembro, no Hotel Fazenda Caco de Cuia, e contou com a participação de 20 produtores. Além dessa capacitação, estão previstos cursos de produção em sistema de cultivo protegido e manejo agroecológico, no dia 7 de dezembro, e de colheita e comercialização de hortaliças, no dia 14.

“Os treinamentos consistem em uma das fases de capacitação dos agricultores para aquisição de informações sobre como usufruir e aproveitar de forma sustentável e com o maior potencial econômico a exploração das estufas para a produção de hortaliças e geração de emprego e renda”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.

Agricultura, Sociedade e Segurança Alimentar

As capacitações contemplam as ações do projeto Agricultura, Sociedade e Segurança Alimentar. O projeto é uma parceria entre Prefeitura de Itabirito, Emater, Adesiap e Apafi visando incentivar a agricultura familiar no município e alavancar a retomada da produção agropecuária pós-pandemia.