PICO DE ITABIRITO

O Pico de Itabirito fica ao lado da Serra da Serrinhas e está dentro da Área de Proteção Ambiental ao Sul da região Metropolitana de Belo Horizonte (APA SUL). É um importante marco geográfico, econômico, histórico e identitário, que serviu de referência aos bandeirantes e aos viajantes que se deslocavam na região do Alto Rio das Velhas.

Com uma altitude de 1568m, o Pico de Itabirito é um maravilhoso obelisco em hematita compacta, com teor de 69%, cuja reserva mineral é avaliada em 300 milhões de toneladas. A vegetação é rasteira ou de cerrado devido ao solo rico em minerais e há exploração de minério em sua base. Possui uma bela vista panorâmica, destacando-se a mina de Cata Branca, o Morro do Cruzeiro, os distritos de São Gonçalo do Bação e Acuruí, o Morro do Chapéu, a Serra da Santa e uma prolongada cadeia de montanhas. O acesso ao atrativo é perigoso devido à grande circulação de caminhões pesados da Vale.

Comemora-se no dia 15 de novembro o dia do Pico de Itabirito – data oficializada pela Câmara Municipal de Itabirito. Este dia foi criado para homenagear o atrativo natural, sendo este o símbolo de Itabirito. A União Ambientalista de Itabirito (UAI) promove uma caminhada, no dia do Pico, do Complexo Turístico da Estação até o Pico de Itabirito, passando pelo Cristo e perto da mina de Cata Branca. São percorridos 7km durante a caminhada.

 

Endereço:

Serra das Serrinhas, área da Vale.

Como chegar:

Saindo da Praça da Estação, seguir Rua João Pessoa, virar à direita na Rua Pio XII, entrar a segunda esquerda na Rua Dr. Eurico Rodrigues. Seguir em frente após o semáforo, mantendo-se à direita na Avenida Queiroz Júnior até a BR 356, até o Posto de comando da Polícia Rodoviária. Virar à esquerda e seguir a estrada para a Mina do Pico.

Funcionamento:

De acordo com autorização

Forma de entrada:

Mediante autorização da Vale.

Informações complementares:

Mais informações, 031 3279-4052 / 3289-3310, Departamento de Comunicação Social da Vale.
031 3561-7847- CRIT- Centro de Referência e Informações Turísticas.