quarta-feira, novembro 6, 2019

Venha cuidar do corpo e da mente: projeto Movimente da Prefeitura de Itabirito já começou

Gestão está proporcionando mais opções para prática esportiva, gratuita, da cidade.

Para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Itabirito, a Prefeitura criou o projeto Movimente, que visa aprimorar a prática esportiva e trazer benefícios mentais para os praticantes. “Nós queremos juntar dois pontos essenciais nesse projeto, pois na prática de atividade física conseguimos trabalhar com a dinâmica do corpo e também com a qualidade mental. Juntas elas podem proporcionar grandes benefícios para a saúde. Nossa preocupação é que as pessoas estejam bem de todas as formas. A saúde mental é algo primordial para ter qualidade de vida”, enfatiza Raphael Rondow, secretário de Esportes e Lazer de Itabirito.

População agora tem mais formas de praticar esporte gratuito na cidade (PMI)

O projeto é gratuito e está disponibilizando atividades como corridas de rua e aulas de yoga durante toda a semana. Profissionais capacitados estão comandando as atividades para turmas a partir dos 15 anos. “A atividade física é um direito do cidadão, nós, como funcionários do poder público, temos a obrigação de proporcionar esse acesso. O projeto é uma readaptação do antigo programa Medida Exata, mudamos estratégias, conteúdos e também disponibilizamos mais dias e atividades para que todos possam participar”, destaca Leandro do Carmo, diretor da Secretaria de Esportes e Lazer.

Para participar, basta comparecer aos locais das aulas e preencher um formulário e um termo de responsabilidade. Uma triagem básica é feita no local e, logo em seguida, você já pode participar das aulas. “A ideia é que as pessoas aprendam a se cuidar fisicamente e também ter equilíbrio emocional e melhorar as relações sociais. Muitas pessoas estão procurando nossas aulas devido às muitas atividades que precisam realizar no dia a dia, isso acaba trazendo estresse e ansiedade. A atividade física é uma ótima forma também de prevenção de várias doenças cardíacas, de sistema imune, pressão, entre outras”, explica Larissa Pedrosa, professora das aulas de corrida de rua e yoga.

Complexo Turístico da Praça da Estação é o ponto de encontro da equipe da corrida de rua (PMI).

Além de cuidar da população, a Prefeitura de Itabirito também pensou nos servidores públicos; e eles estão tendo aulas laborais, que aliviam as tensões do trabalho.

Acompanhe a programação:

A corrida de rua acontece as segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h. O ponto de encontro é no Complexo Turístico da Praça da Estação. Já na terça e quinta-feira, a atividade começa às 7h, e o grupo se reúne no Parque Ecológico.

As aulas de yoga acontecem às 8h30, nas terças e quintas–feiras, no teatro do Parque Ecológico. Já nas quartas e sextas-feiras, tem yoga às 18h, no Atelier de Artes Integradas, que fica no terceiro piso da sede do Itabirense.