licitações, contratos
transparência

quarta-feira, abril 19, 2017

Saúde de Itabirito é destaque em Seminário no Rio de Janeiro

Bons resultados do trabalho desenvolvido na cidade foi pauta do encontro

Saúde de Itabirito é destaque em Seminário no Rio de Janeiro

Devido ao bom trabalho desenvolvido na saúde da cidade, o vice-prefeito e secretário de saúde de Itabirito, Wolney de Oliveira, foi convidado a participar do Seminário de Planejamento e Cooperação Municipal na Metrópole do Rio. O evento, realizado no dia 11 de abril no Rio de Janeiro, reuniu gestores da região metropolitana do Rio com o objetivo de discutir formas de enfrentar a crise econômica, fiscal e política por meio de ações conjuntas e planejamento.

Wolney participou do painel “Saúde” para contar mais sobre o trabalho desenvolvido em Itabirito, que já rendeu premiações e destaque ao município. Para ele, o convite feito à Prefeitura é mais um reconhecimento ao serviço realizado na cidade. “É uma honra levar o nome do nosso município para além das fronteiras do estado, principalmente se tratando de um assunto positivo. Fico feliz em saber que as ações desenvolvidas aqui, fruto do trabalho em uma equipe muito capacitada, possam servir de inspiração para profissionais de outras cidades”, comemora.

Prioridade de Investimento

Para oferecer serviços de saúde de qualidade para a população, a Prefeitura de Itabirito prioriza os investimentos na área. No último semestre do ano passado, 27,66% dos recursos municipais foram destinados à pasta, montante muito superior aos 15% que devem ser investidos, de acordo com a lei. Em média, 76% dos recursos utilizados na cidade são de iniciativa municipal. O restante é dividido entre recursos da União e do Estado. No total, cerca de R$ 50 milhões foram destinados ao pagamento de fornecedores e pessoal, além de investimentos na área.

Para Wolney, o investimento atual em Saúde é garantia de menos gastos no futuro. “Ao priorizar a Atenção Primária, por exemplo, estamos cuidando para que os problemas de baixa complexidade não se agravem e sejam solucionados. Isso garante qualidade de vida aos cidadãos e menos gastos para o município, uma vez que procedimentos de média e alta complexidade são dispendiosos e, em sua maioria, não são realizados no município”, explica.