segunda-feira, junho 3, 2019

Reaproveitamento de resíduos de minério: Prefeitura licencia fábrica de artefatos para construção civil

Projeto minimizará necessidade de disposição dos rejeitos em barragens

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, formalizou o processo de licenciamento ambiental simplificado – LAS à empresa Vale S.A para implantação de uma fábrica de artefatos para construção civil nas proximidades da Mina do Pico, na cidade. As obras terão início imediato.

O empreendimento, que utilizará lama de barragens, terá capacidade de processamento de 30 mil toneladas/ano. O investimento será de R$ 15 milhões, gerando 90 empregos apenas na fase de construção.

O projeto tem como objetivo viabilizar a produção e utilização de artefatos para a construção civil a partir do reaproveitamento dos resíduos do processamento do minério de ferro. O procedimento minimizará a necessidade de disposição em barragens ou pilhas, além de reduzir a necessidade de extração de recursos naturais não-renováveis e promover relações sócio-ambientais positivas.

“A implantação do projeto agregará sustentabilidade à destinação dos resíduos do processamento do minério de ferro, além de reduzir a disposição dos rejeitos em barragens ou pilhas e, principalmente, de representar um novo ciclo econômico de geração de renda”, comemora o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Marcos Generoso.

Desassoreamento do Rio Itabirito

A Vale também anunciou a liberação de recursos para a realização dos trabalhos de desassoreamento do Rio Itabirito, atendendo à solicitação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.