quarta-feira, novembro 6, 2019

Prefeitura de Itabirito volta a fornecer, gratuitamente, vacina que combate a Brucelose

Vacina gratuita combate doença que pode acometer animais e seres humanos.

A Prefeitura de Itabirito voltou a fornecer vacinas contra a Brucelose. A iniciativa pretende conscientizar produtores rurais do município, que trabalham com bovinos, sobre a importância da prevenção contra a doença, que pode acometer animais e seres humanos, levando a morte, principalmente naqueles que lidam diretamente com os cuidados aos animais. “A doença traz prejuízos econômicos significativos na pecuária leiteira, relacionados à diminuição da eficiência do rebanho, porque piora os índices reprodutivos e produtivos. É muito importante o produtor prevenir seus animais e, por consequência, o ser humano também”, enfatiza Rainer Cardoso, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A doença é causada por bactérias do gênero Brucella e existem várias espécies. Além disso, pode gerar prejuízos financeiros aos criadores, pois, para animais contaminados, não existe tratamento, então aqueles que são diagnosticados com a enfermidade serão sacrificados. Já no ser humano, a transmissão ocorre quando eles entram em contato com animais doentes, ou seja, acometem principalmente aqueles que trabalham na criação, manejo, abatedouros e casas de carne que comercializam o produto final.

Outra forma de contaminação seria a ingestão de produtos com a bactéria, como queijos, manteiga, leite ou carne. “Um rebanho sadio gera desenvolvimento econômico para o município de Itabirito, proporciona o crescimento de empregos para o trabalhador rural, frigoríficos, laticínios e no comércio, açougues e supermercados. Além do aumento na renda familiar”, destaca Rainer.

A Prefeitura de Itabirito disponibiliza a vacina de maneira gratuita, e a aplicação deve ser realizada por médicos veterinários e profissionais credenciados e treinados pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). O produtor rural deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento para realizar um cadastro, com isso, inicia a participação na campanha de prevenção contra a Brucelose. O produtor será atendido em sua propriedade.

Para se cadastrar e obter mais informações, a Secretaria de Agricultura fica à Praça Dr. Guilherme, 169, Centro, com atendimento das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (31) 3561-4114. “Além da nossa preocupação com os animais e os seres humanos, estamos gerando uma economia para o município, com relação à diminuição de números de doentes. É muito importante que os produtores de Itabirito se conscientizem”, enfatiza Vinicius Mendanha, médico veterinário da Secretaria de Agricultura.