licitações, contratos
públicas
transparência

quarta-feira, novembro 22, 2017

Prefeitura de Itabirito leva atendimento veterinário a casas com grande número de animais

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, na última sexta-feira, 10, um novo projeto de atendimento veterinário na cidade. Em parceria com Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), alunos da disciplina de práticas hospitalares prestam atendimento a animais de acumuladores- pessoas que possuem grande número de cães ou gatos em casa.

Na primeira semana, os alunos fizeram o atendimento na casa de uma acumuladora que possui 10 cães, todos idosos. De acordo com a coordenadora do serviço de Controle Animal, Ana Liz Bastos, essas pessoas cuidam bem dos animais, oferecendo água e comida, mas possuem certa dificuldade de providenciar atendimento veterinário a todos. “Esta é uma questão importante de saúde pública, pois previne a disseminação de diversas doenças”, explica. Após a consulta, a equipe retorna após 15 dias para o acompanhamento dos casos.

Novo projeto de atendimento veterinário foi iniciado no dia 10 (Créditos: Divulgação)

Na sequência, o atendimento será realizado na casa de outra acumuladora que possui aproximadamente 100 cães. Ainda de acordo com Ana Liz, o projeto prioriza pessoas que já auxiliaram o trabalho do município e que assumem o compromisso de não mais recolherem animais. A visita dos alunos acontece a cada 15 dias e conta com a supervisão do professor Rubens Antônio Carneiro, além da equipe técnica da Prefeitura.

Parceria com UFMG

A parceria com a UFMG foi iniciada no segundo semestre de 2016. Inicialmente, os atendimentos eram realizados com os animais abrigados no Centro de Controle Animal (CCA). No entanto, com o equilíbrio da demanda, a abrangência foi ampliada. “Como o CCA possui hoje duas veterinárias, que conseguem atender todos os animais, percebemos uma oportunidade de ajudar essas pessoas”, completa.