quarta-feira, novembro 7, 2018

Nós Somos o Trânsito: concurso premia trabalhos sobre educação no trânsito

Quanto vale uma vida? Quais são os caminhos para construir um trânsito mais seguro? A partir de dúvidas como essas, a campanha Nós Somos o Trânsito movimentou os estudantes e professores da Escola Municipal Ana Amélia de Queiroz, no bairro Gutierrez, nos últimos meses.

A 2ª edição do concurso, realizada pela Prefeitura de Itabirito por meio do Departamento de Fiscalização e Educação de Trânsito (Defet), foi encerrada no dia 31 de outubro com a premiação dos 18 vencedores, selecionados entre 781 alunos participantes. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal.

“É uma satisfação muito grande estar aqui nessa campanha espetacular. A gente, que está no trânsito todos os dias, a toda hora, sabe o quanto a conscientização é importante. E é ótimo que ela comece pelas crianças. Essa premiação representa a construção de um trânsito mais seguro”, destacou o Prefeito Alex Salvador.

Cerimônia de premiação reuniu grande público na Câmara (Créditos: SECOM/PMI)

Com base na faixa etária, os alunos foram divididos em cinco categorias, concorrendo com desenhos, cartazes e redações. “Eles respondem muito bem e são multiplicadores de conhecimento, cobrando dos pais. Isso é o mais legal”, avaliou Márcia Souza Freitas de Oliveira, professora do 5º ano do Ensino Fundamental.

Conscientizar para prevenir

A importância da campanha é dimensionada quando analisados os dados nacionais – cerca de 400 mil pessoas são atingidas por acidentes de trânsito por ano, resultando em 47 mil mortes – e municipais – apenas em 2018, a equipe do Bombeiro já atendeu a 106 ocorrências de acidentes com automóveis.

“O Defet desenvolve um programa contínuo de educação de trânsito, que atende desde crianças da educação infantil até adultos e empresas. Desde 2017, mais de cinco mil pessoas já foram contempladas. As crianças são o futuro do país e, por isso, entendemos que as escolas são locais estratégicos. Nós temos a esperança de que as próximas gerações sejam mais conscientes”, afirmou o diretor Anísio Bueno.

Pais destacam aprendizado

Esperança que os familiares já têm vivenciado no dia a dia. “Vejo o aprendizado nas cobranças com os adultos, com o pai, comigo. Eles já sabem apontar os erros quando veem na rua”, comentou Gislaine Catarina dos Reis Moreira, mãe de Saulo Luiz, Sara Júlia e Samuel Túlio, premiados nas categorias de elaboração de desenho e cartaz.

Gislaine ao lado dos três filhos premiados na campanha educativa (Créditos: SECOM/PMI)

Caso semelhante ao da premiada Joyce Camille e do irmão Thiago. “A conscientização em relação ao trânsito é um exercício de cidadania. É importante para eles, que estão na escola, e também para nós, que ficamos cientes do que os filhos estão aprendendo e levam adiante como mensagem”, apontou o pai José Roberto Vaz.