-17°
max
-17°
min
licitações
em Andamento
chamamento
público
Controladoria transparência

Descubra Itabirito

Venha conhecer as atrações culturais, naturais, turísticas e gastronômicas que Itabirito oferece!

Descubra Itabirito

Roteiros Turísticos

Os roteiros turísticos de Itabirito são uma excelente forma de conhecer os encantos da cidade de modo apaixonante.

Roteiros Turísticos

Descubra Itabirito

Venha se encantar com belezas naturais e paisagens de encher os olhos, acolhidas pelas montanhas e águas cristalinas das cachoeiras.

Descubra Itabirito

Descubra Itabirito

Com igrejas singulares e paisagens naturais exuberantes, os distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação são pontos turísticos que contam um pouco mais da nossa história.

Descubra Itabirito

Programação

Aqui você fica por dentro de toda a programação esportiva e cultural promovida pela Prefeitura de Itabirito.

Programação

Notícias

Fique por dentro do que acontece aqui. Melhorias, inaugurações e ações da administração em um só lugar.

Notícias

negócios e investimentos

Diversificação da economia, geração de novas oportunidades, mais empregos, melhor qualidade de vida para todos. É assim que Itabirito se desenvolve.

negócios e investimentos

Empresas

Conheça algumas das empresas instaladas na cidade.

Empresas

Serviços

Conheça aqui todos os serviços prestados pela Prefeitura

Serviços

Sine

Inserção no mercado e geração de renda ao seu alcance.

Sine

Qualificação Profissional

Educando, profissionalizando e transformando estudantes.

Qualificação Profissional

Unidades de Saúde

A Saúde em Itabirito é algo levado a sério. Estamos sempre prontos para cuidar de você.

Unidades de Saúde

Linhas de Ônibus

Confira as principais linhas de transporte público.

Linhas de Ônibus

Prefeitura

Conheça as atividades e serviços da Prefeitura.

Prefeitura

Estrutura Organizacional

Saiba mais sobre a estrutura organizacional da Prefeitura e principais atividades, responsabilidades e contatos das secretarias.

Estrutura Organizacional

Portal Tributário

Todas as informações tributárias em um só clique.

Portal Tributário

Espaço do Servidor

Transparência na comunicação e atendimento ao servidor.

Espaço do Servidor
quarta-feira, setembro 25, 2019

Itabirito sedia competição mundial com 1300 atletas

Mountain Bike Internacional Chaoyang Estrada Real levou cerca de 10 mil pessoas para o Alto do Cristo no final de semana.

Itabirito sedia competição mundial com 1300 atletas

Nos dias 21 e 22 de setembro, o Alto do Cristo foi palco da última etapa do Mountain Bike Internacional Chaoyang Estrada Real 2019. O evento contou com cerca de 1300 atletas, atraindo os principais nomes da América do Sul, como o campeão mundial, Henrique Avancini. De acordo com a organização do evento, o local recebeu 10 mil pessoas durante os dois dias de competição. “O evento foi algo sem precedentes na história esportiva de Itabirito. Hoje, o nome da cidade é comentado não só no estado, no país, mas também no mundo”, destaca Raphael Rondow, secretário de Esportes e Lazer de Itabirito.

Pista da competição é considerada uma das melhores do país (Divulgação)

Pista da competição é considerada uma das melhores do país (Divulgação)

Tamires Cecote conquistou o primeiro lugar na categoria Júnior F (PMI)

Para facilitar o acesso ao evento, a Prefeitura de Itabirito inovou. O público contou com o serviço de transporte, que transportou gratuitamente cerca de 1.200 pessoas da Praça da Estação até o Alto do Cristo, garantindo maior facilidade e comodidade para o público. “Itabirito realmente merece e temos certeza que isso passa a ser um marco para a cidade”, destacou Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

A atleta itabiritense, Tamires Cecote, venceu a prova na categoria Júnior Feminino e comemorou a oportunidade de competir em casa: “É uma valorização muito importante para a cidade, com a presença de atletas internacionais e com a presença do Campeão Mundial, é muito bom para o reconhecimento do esporte na cidade”. Outro itabiritense campeão foi Matheus Braga Matos, subindo no 3º lugar do pódio na categoria Júnior Masculino: “A realização de um evento de grande porte em nossa cidade é um grande incentivo para nós. Somos muito privilegiados com a possibilidade de ter uma pista tão técnica e um percurso tão complexo”.

O atleta paulista campeão XCO, Luiz Eduardo Ferreira, participou pela categoria Master A2 e destacou a tradição da prova tradicional, “que reúne os melhores atletas do país”. “A região de Minas Gerais é espetacular e conta um percurso surpreendente com muitas montanhas, o verdadeiro Mountain Bike que gostamos de fazer”, ressalta.

Luiz Eduardo Ferreira foi campeão XCO (PMI)

Luiz Eduardo Ferreira foi campeão XCO (PMI)

Kennedi Lago, atleta baiano que veio competir pela categoria Elite, também destacou a importância da Maratona. “É muito bom estar aqui entre os melhores atletas do país e disputar esse evento, que é muito tradicional no calendário nacional. O evento contou com uma excelente infraestrutura e organização”, opinou o atleta, que ficou em terceiro lugar geral no campeonato.

Evento aquece economia e turismo de Itabirito

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer, a realização do evento foi de extrema importância para a economia de Itabirito, fazendo circular aproximadamente 16 milhões de reais. Hotéis chegaram a uma ocupação 100%; além disso, supermercados, restaurantes, lojas de bicicletas e postos de gasolina registraram um aumento nas vendas. Houve também um grande estímulo para a prática de esportes, como para o turismo na região.

Para receber a Mountain Bike Internacional Chaoyang Estrada Real, a Prefeitura de Itabirito realizou uma reforma na infraestrutura na região do Alto do Cristo. Receberam melhorias a parte elétrica, a pintura das paredes e do meio fio, houve serviço de campina, entre outras. “Agora um dos pontos turísticos mais marcantes de Itabirito está melhor estruturado para receber mais turistas e novos eventos”, contou Raphael Rondow.

Todo o trabalho para a realização do evento na cidade, além do ganho econômico, foi pensado para itabiritenses como Paulo Ricardo Moreira Lima, de 25 anos, que é um amante do esporte e fez questão de marcar presença: “A bicicleta faz parte da minha vida desde sempre. Trabalhei no ramo de bicicleta durante quase 10 anos. Acho que o Cristo ainda é um lugar pouco visitado pelas pessoas daqui. E a realização de um evento de grande porte como esse é de extrema importância para Itabirito”.