quarta-feira, fevereiro 6, 2019

Itabirito promete um carnaval inesquecível

Resgate das tradições carnavalescas, bloquinhos de rua e trios elétricos farão a alegria dos foliões

Itabirito promete um carnaval inesquecível

De 27 de fevereiro a 5 de março, Itabirito já tem marcado na agenda um dos melhores eventos da região: o Itabirito Folia, que em 2019 vai ganhar um novo formato, novos horários e com a volta dos trios dos blocos para o Circuito Central.

Resgate das tradições carnavalescas

Com o tema “Rumo ao Centenário – O Carnaval dos Carnavais”, o Itabirito Folia 2019 busca promover um resgate das tradições carnavalescas. Atrações como o “Gato na Tuba”, que contam a história do Carnaval da cidade, passam a integrar novamente a programação. O Cordão da Velha, banda tradicional do município, por meio da Educação Patrimonial, incentiva os foliões a produzirem a sua máscara de gatinho e redescobrir um carnaval cheio de magia e encanto. E as histórias não param por aí: o Cordão da Nova traz em seu enredo o ‘causo’ de Gilda e Coronel, personagens políticas de grande importância em Itabirito.

Itabirito Folia (Créditos: SECOM/PMI)

Itabirito Folia promete um dos melhores eventos da região (Créditos: SECOM/PMI)

E falando em samba-enredo, prepare-se para uma viagem ao Egito ou pelo mundo da imaginação através dos olhos de Alice no País das Maravilhas. É o que promete a decoração deste ano, inspirada nos hinos do Império da Saudade e do Em Cima da Hora, destaca também os ícones carnavalescos como as porta-bandeiras. Pelas ladeiras do centro histórico de Itabirito não pode faltar o Bloco Zé Pereira, que em meio as marchinhas e serpentinas, faz a alegria do público nas ruas mais antigas da cidade.

Circuito Histórico é um dos destaques da programação do Itabirito Folia (Créditos: SECOM/PMI)

No domingo (3) e terça-feira (5) de Carnaval o compromisso já está firmado: vista sua fantasia e se perca na deliciosa mistura da Bandalheira. Este ano, a atração contará com a sua alegoria, além do bloco Ré Sem Dó e Bandinha do Santo Antônio, que completam a folia.

Nos desfiles noturnos, as belas alegorias vão homenagear os clubes da cidade no sábado (2) com o Cordão da Nova e na segunda-feira (4) com o Bandão da Alegria, mais uma vez atração do Itabirito Folia. A Escola de Samba Império da Saudade visita novamente a avenida no domingo (3) e na terça-feira (5) de Carnaval trazendo um enredo festivo e muito animado.

Carnaval diurno: alegria o dia inteiro

A proposta do Itabirito Folia 2019 é de um carnaval mais diurno, como a festa de Belo Horizonte e de outras cidades. Por isso, neste ano, a festa começa ao meio dia e se estende até meia-noite. Serão mais de 35 grupos desfilando pela avenida, entre blocos rítmicos e paredões. Ao todo, 40 atrações subirão aos palcos montados na cidade e distritos de Acuruí e São Gonçalo Bação.

Trios elétricos voltam ao Circuito Central neste ano (Créditos: SECOM/PMI)

Trios elétricos retornam ao Circuito Central neste ano (Créditos: SECOM/PMI)

No Palco Folia, dedicado ao público jovem, vai ter muito axé, samba duro e arrocha, enquanto o Palco Cores Vivas será marcado por ritmos mais tradicionais, marchinhas, samba de raiz e MPB. Os blocos belorizontinos Chama o Síndico e Baile do Prazer, encabeçado por Marcelo Veronez, também agitarão a festa. E por fim, mas não menos importante: os trios Simbora Uai, Os Piratas, Pembas e Prisioneiros voltam a fazer parte do Circuito Central com música ao vivo de muita qualidade.

Foliões terão extensão programação entre os dias (Créditos: SECOM/PMI)

Foliões terão programação diversificada nos sete dias (Créditos: SECOM/PMI)

Já o Circuito Rural acontece entres os dias 2 a 5 de março nos distritos de São Gonçalo do Bação e Acuruí. Além das belezas naturais da região, vários shows fazem parte da festa da programação nos distritos.

Espaço Kids

Todos os anos, o Salão dos Ferroviários reúne muita alegria, diversão e atividades voltadas ao público infantil. Neste ano, uma novidade promete agradar pais e filhos: personagens como a Galinha Pintadinha, Turma da Disney, participação de super-heróis da Liga da Justiça e a Patrulha Canina. Além disso, oficinas e shows infantis fazem parte da programação. O espaço também é equipado com um fraldário para garantir a tranquilidade de papais e mamães.

Salão dos Ferroviários reúne diversão para o público infantil (Créditos: SECOM/PMI)