quarta-feira, outubro 10, 2018

Itabirito desenvolve projeto de construção de barraginhas

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente integra o Programa de Águas Integradas

Itabirito desenvolve projeto de construção de barraginhas

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está desenvolvendo o Projeto Construção de Barraginhas, em Itabirito, dentro do premiado Programa de Águas Integradas – PAI.

O projeto foi contemplado com o valor de R$ 349.628,00 pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS. A organização social, formalizada em 2006 por iniciativa de procuradores do Ministério Público, tem como base a Plataforma Sementes, que se destina a subsidiar promotores na seleção de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do Terceiro Setor, iniciativa privada e poder público.

O recurso será utilizado nas etapas de construção de barraginhas na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Itabirito.

Projeto foi contemplado pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais

Durante o desenvolvimento do projeto da Prefeitura, foi realizada reunião com os técnicos das secretarias de Obras e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, IEF, Emater e com o Sub-comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Itabirito para alinhamento de informações e definição de um grupo de trabalho para juntos realizar o projeto de barraginhas.

O primeiro encontro com os proprietários rurais de Itabirito visando à apresentação do Programa de Águas Integradas: Projeto de Construção de Barraginhas aconteceu no dia 22 de setembro. Na oportunidade, eles também foram informados sobre as intervenções necessárias para implementação das barraginhas, conforme o diagnóstico que será realizado nas propriedades mediante aprovação.

Programa de Águas Integradas

O PAI foi desenvolvido a partir de um mapeamento detalhado de bacia hidrográfica e estudo das pressões ambientais na Bacia do Rio Itabirito. A partir do diagnóstico, foram definidas as alternativas mais viáveis a serem implementadas com o objetivo de controlar as pressões e os impactos locais, além de delimitar as áreas prioritárias para conservação e recuperação da bacia.