quarta-feira, setembro 12, 2018

História de Itabirito retratada pelo grafite

Arte retratou cidadãos que fazem parte dos 95 anos da cidade

História de Itabirito retratada pelo grafite

A história de Itabirito agora está eternizada nas fachadas da cidade. Por meio de mãos talentosas, cidadãos que contam a história do município nas mais diversas vertentes foram ilustrados em diversos pontos da cidade. O grafite ajudou a desenhar mais uma página da história dos 95 anos de Itabirito – rumo ao centenário.

A iniciativa faz parte de um projeto da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo. “Esse projeto é uma das ações do Programa Municipal de Incentivo à Leitura da Biblioteca Pública, que tem várias atividades previstas, e também integra o projeto Itabirito rumo ao centenário. Nesta primeira leva de murais achamos importante homenagear a Irmã Rezende e o Lúcio por serem pessoas de relevância, uma na área da saúde e outra no esporte. A iniciativa continua em outros murais. Esses murais são presentes para a população de Itabirito, colocando todos em contato com a história e com o grafite, expressão artística que está em destaque nos centros urbanos”, ressaltou o diretor de Cultura, José Carlos Oliveira.

Artista destaca desafio com o projeto

Para Sérgio Ilídio Vespasiano, um dos artistas responsáveis pelo trabalho na cidade, poder participar desta ação foi realmente marcante. “Para mim, foi um verdadeiro desafio, pois foi o painel mais alto que já fiz. É super importante ter o grafite como uma arte capaz de eternizar a história da cidade em um momento tão emblemático como este. Nós, artistas, sabemos o valor do grafite, embora para muitos ainda seja uma arte marginalizada. Acho que o mais importante é isso: quebrar as barreiras e utilizar o grafite como uma ferramenta capaz de documentar histórias, como é o caso de Itabirito. Me sinto honrado por fazer parte deste momento”.

Ciclista Lúcio foi retratado pelo artista Sérgio Ilídio, no bairro Santo Antônio (Créditos: SECOM/PMI)

Itabiritenses em prol da história local

Dalva da Piedade Alcântara, moradora do bairro Santo Antônio há 40 anos, ofereceu o muro da sua casa como tela para o grafite. “Eu achei o resultado final maravilhoso! Ficou muito perfeito! Espero que as pessoas se conscientizem e conservem o trabalho e que tenha mais ações como essas colorindo a cidade”.

Homenagem emociona multicampeão

Retratado em um dos painéis, o ciclista Lucio Otávio Soares, tricampeão brasileiro de maratona, destacou a emoção. “Foi com muita alegria que recebi essa homenagem. É muito gratificante quando somos reconhecidos por um trabalho de quase dez anos de muita dedicação ao esporte. O que me motiva a continuar no esporte, com certeza, é o legado que deixo para as futuras gerações da nossa cidade. Quantos casos já ouvi ou a própria pessoa me contou que o filho começou no esporte por minha causa. Isso me deixa muito feliz e com a certeza de que contribuí para o crescimento do esporte na cidade”.