quinta-feira, novembro 7, 2019

Feira do Livro em Itabirito traz diversas atrações que lotaram a Praça da Estação

Evento contou com a participação de grandes nomes da literatura e da música em sua programação.

Várias atrações fizeram parte da Feira do Livro 2019 entre os dias 02 e 06 de novembro. Sessão de autógrafos, bate papo com autores, sessão de cinema, contação de histórias, oficinas, debates, apresentações teatrais e musicais com os artistas locais e de fora abrilhantaram o evento. “Estou muito feliz por ter participado da 14ª Feira do Livro de Itabirito. A organização está de parabéns pela realização do evento, que é de extrema importância para a nossa cidade. A leitura é imprescindível para as nossas vidas”, comentou o cantor Ezequiel Marques.

A Feira contou com uma programação de atividades que mostraram ao público a importância de superar seus limites e construir histórias de sucesso. No dia 04, terça-feira, os alunos do grupo de música da Apae fizeram uma participação especial, que alegrou a noite dos visitantes. “Através da música, eles conseguem mostrar os seus talentos. Para mim, como professor, é incrível. Já realizo esse trabalho com eles faz 10 anos e me proporciona sentimentos maravilhosos. Hoje eles estão aqui para mostrar que podemos fazer de tudo. Eles tocam e encantam ao mesmo tempo, pois realmente são especiais”, destacou Gilmar de Jesus, professor de música da Apae, mais conhecido como Pirulito da Vila.

Apresentação dos alunos da Apae chamou a atenção do público na Feira (PMI)

As atrações da Feira do Livro atraíram grande público para a Praça da Estação. “A Feira está linda, muito rica em cultura, estou adorando. Hoje vim acompanhar também a minha irmã, que se apresentou pela Apae. Esse tipo de oportunidade nos ajuda, como familiares, a desenvolver as habilidades dela. Depois que ela descobriu a música tudo mudou, a felicidade no olhar dela é indescritível”, enfatiza Simone Antunes, moradora do bairro Saudade. O público ainda conferiu o som de Mil Tons de Minas, Mina Bloco, Ezequiel Marques e banda, Grupo de Serestas Descendo a Ladeira, Coral do Cras e a Fanfarra Fanfeb, que fizeram parte da programação.

Os visitantes também puderam participar de um bate papo com o escritor e poeta Pedro Muriel. Ele tem uma doença neurológica rara e viu nos livros a oportunidade de se conectar com o mundo. “Percebi meu gosto pela literatura com a biblioteca que meu avô tinha em casa, os livros despertam em mim um grande encantamento e curiosidade. A poesia é a chance que tenho de ser livre, de criar um mundo particular. Eu me senti muito acolhido ao participar da Feira do Livro, foi muito especial, desde a minha chegada na cidade. Foi uma ótima experiência”, conta Pedro Muriel, que divulgou seu livro Numa Esquina dos Trópicos na Feira.

Outra atração foi a artista Priscila Fonseca, que criou novas obras no palco, na hora do bate papo. Ela realiza desenhos com os pés e chamou a atenção do público com tamanha dedicação e força de vontade. “Desenhar me acalma, distrai e me ajuda a enfrentar as dificuldades da vida. Foi ótimo participar desse evento relacionado ao livro, Itabirito é uma cidade que mora em meu coração”, conta Priscila.

Artista Priscila Fonseca criou sua arte com o pé no palco da Feira (PMI)

A peça que foi encenada no quarto dia de evento conta a história de uma menina que conhece uma senhora, que lhe apresenta a paixão pelos livros e poesias. “Declamamos, durante o espetáculo, poesias autorais. A Feira é uma forma de mostrar para as pessoas o nosso trabalho, uma oportunidade de encantar com esse mundo tão mágico da arte”, enfatiza Bárbara Sil, atriz e poeta que apresentou o espetáculo Entre Letras e Estrelas.

Espetáculo Entre Letras e Estrelas também fez parte da programação da Feira do Livro (PMI)

O autor do livro O Bicho Mais poderoso do Mundo, Zé Bocca, esteve na Feira e destacou a importância de fomentar a cultura. “Acho maravilhoso essa acessibilidade para que as pessoas possam conhecer a importância dos livros. Esse contato com os autores também é riquíssimo, ter a oportunidade de conhecer aqueles que se interessam pela minha obra é algo extraordinário”, enfatiza o autor. O livro conta a história de um gato que sai à procura do bicho mais poderoso da Savana Africana. “A obra trata de descobertas e autoconhecimento, algo que precisamos bastante para viver”, conta o autor.

Autor do livro O Bicho Mais Poderoso do Mundo, Zé Bocca, mostrou seu trabalho (PMI)

A Feira do Livro de Itabirito é parte do Programa de Incentivo à Leitura da Biblioteca Municipal Professor Diáulas de Azevedo, e integra o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, contido no Plano Municipal de Cultura, regidos pela Lei Municipal N.3197, de 07 de dezembro de 2016. Os visitantes também puderam conferir uma variedade de títulos que estavam disponíveis nos estandes para comercialização, por meio de uma parceria com a Livraria Itabirito.