quinta-feira, novembro 21, 2019

Estudantes do projeto de música da Prefeitura de Itabirito realizam apresentações na Praça da Estação

Alunos recebem aulas gratuitas nas escolas do município e mostram seus talentos em evento que acontece no final de novembro.

Durante todo o ano letivo, quase quatro mil alunos das escolas urbanas e rurais de Itabirito participam de aulas gratuitas de música. A iniciativa acontece pelo Programa de Educação Musical, criado pela Prefeitura, e pretende incrementar o ensino nas instituições, além de despertar talentos. “É um projeto lindo, nossos alunos nos encantam com as apresentações que realizam. Por meio dessas aulas, conseguimos melhorar o ensino dentro de sala de aula. Os estudantes desenvolvem mais habilidades e aprendem a trabalhar com disciplina, além disso, contribuímos com a criatividade e desenvolvimento da sensibilidade musical”, destaca Iracema Mapa, secretária de Educação de Itabirito.

O projeto oferece aulas de canto, flauta doce, percussão e violão. Alunos do Ensino Fundamental I participam das oficinas dentro da grade curricular; para os estudantes do Ensino Fundamental II, as aulas são oferecidas como atividades extracurriculares, ou seja, fora do turno de estudos nas instituições. “Já temos grupos de corais e de fanfarra criados pelos próprios alunos. A música ajuda na alfabetização, no raciocínio lógico, na socialização e até mesmo na cidadania. Sabemos que o ensino artístico é de grande importância para o município”, enfatiza Raquel Monteiro, coordenadora do Programa de Educação Musical, que ainda completa: “Itabirito é uma cidade do interior mineiro que obteve êxito na implantação do ensino musical nas escolas”.

Segundo o professor de música do projeto, Breno Henrique Matias, as escolas conseguem desenvolver trabalhos musicais em parcerias com outras matérias, o que fomenta o ensino. “Itabirito é pioneiro entre as cidades de Minas, que tiveram que se adequar a uma lei criada para a implementação da música nas instituições. A prática do projeto agrega bastante, pois os alunos passam a conhecer questões que não são do cotidiano deles, como cantores de outras gerações. Eles passam a ver a música com outro olhar, não apenas como lazer, mas como estudo e aprendizado”, ressalta Breno Henrique Matias.

Isabella kimberly Campos descobriu seu talento para música na escola (PMI)

E para mostrar o talento dos alunos do projeto, eles realizam apresentações para exaltar o espírito natalino em Itabirito, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, às 19h30, na Praça da Estação. Durante os intervalos das apresentações musicais, uma parceria com o Atelier de Artes Integradas levará ao público peças teatrais sobre musicalidade.

Apresentações acontecem na Praça da Estação (Sanderson Pereira_PMI)

Confira a programação das escolas

No dia 27, apresentam-se os alunos das escolas municipais Guilherme Hallais França, José Ferreira Bastos e Manoel Salvador de Oliveira. Já no dia 28 é a vez dos musicistas do Natália Donada Melillo, Laura Queiroz e do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi) e as Escolas Rurais. No último dia, em 29/11, é a vez dos talentos da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz.