terça-feira, novembro 26, 2019

Escolas Municipais de Itabirito terão trabalhos expostos em Feira de Ciências do IFMG

Trabalhos de escolas da cidade foram selecionados para participar do evento, que incentiva a educação.

Os trabalhos das escolas municipais Ana Amélia Queiroz, Manoel Salvador de Oliveira, José Ferreira Bastos e Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi) fazem parte da 4ª edição do Circuito Regional de Feiras de Ciências, que acontece no próximo dia 07 de dezembro, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Itabirito, das 13h às 17h. “É um momento bacana, em que nossos estudantes percebem que podem fazer de tudo: trabalhar com a ciência e descobrir novos métodos de ajudar a sociedade com projetos de sustentabilidade”, enfatiza Iracema Mapa, secretária de Educação.

A iniciativa é aberta ao público e tem o objetivo de fomentar a criatividade e o conhecimento dos alunos da instituição e das escolas municipais. Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, a ação expõe trabalhos de várias áreas, com foco em tecnologia, robótica e sustentabilidade, como a utilização de bananeira para fabricação de papel ecológico. “O Circuito de Feiras possibilita ao estudante um aprendizado maior sobre diversos temas e dá a possibilidade de discutir metodologias, objetivos, justificativas e hipóteses”, destaca Daniel Fonseca, diretor do IFMG.

Alunos expõem trabalhos de diversas áreas na Feira (Tuca Filmes_acervo2018)

A exposição divide os trabalhos em cinco categorias: Linguagens, Ciências Humanas, Exatas, Biológicas e Engenharias. “O Circuito amplia a noção de pesquisa, pois desmistifica a ideia de que ela está ligada somente às ciências exatas, aumentando assim os bons resultados dos trabalhos”, avalia o diretor do IFMG.

Para o idealizador do Circuito Regional de Feiras de Ciências, o professor de Física do IFMG, Bruno Gonçalves, o evento é um ponto de troca de conhecimentos entre as instituições do município. “Além de valorizar o trabalho exercido pelas escolas, através de seus alunos e professores, o Circuito permite uma integração, pois é importante que cada escola veja o que está acontecendo e sendo feito em outra”, opina.

Integração entre estudantes é um dos objetivos do evento (Tuca Filmes_acervo2018)

“Outro ponto de destaque se refere ao aluno, que vê seu trabalho sendo valorizado e conhece o espaço do IFMG, para que ele se aproprie como um espaço aberto a ele, acessível, com ensino público, gratuito e de qualidade. Assim, este aluno, caso se interesse, poderá vir estudar o Ensino Médio integrado em Automação Industrial ou o curso superior de Engenharia Elétrica, ampliando seus horizontes de conhecimento”, enfatiza.

Os trabalhos de destaque de cada área terão uma premiação. “Estamos contentes que nossos alunos terão a oportunidade de mostrar seus talentos nessa Feira, que valoriza os estudantes e incentiva o trabalho escolar. É um prazer, para comunidade escolar, participar de atividades de integração, que fomentam o prazer pelo conhecimento e reconhecem iniciativas dos jovens”, ressalta Maria José Mônica Santos Braga, diretora da Escola Municipal José Ferreira Bastos.

Trabalhos de destaque de cada área terão uma premiação (Tuca Filmes_acervo2018)