quarta-feira, fevereiro 6, 2019

Entretenimento e educação ambiental: a receita de sucesso do Férias no Parque

Na reta final do período de férias escolares, o Parque Ecológico abriu as portas para a criançada de Itabirito. Entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, a programação do Férias no Parque contou com diversas oficinas e brincadeiras infantis, visitas orientadas ao viveiro e sessões de cineminha ambiental.

“Faço questão de vir todos os anos. O evento é muito bom. A gente se sente criança novamente”, exaltou Alessandra Maria Anunciação, que levou ao Parque Ecológico os filhos Yuri e Yago, além das sobrinhas Gabrielle e Luanna. “Acho muito legal. Em São Paulo, a gente não vê isso”, acrescentou Gabrielle, de 11 anos, que mora na capital paulista e veio para Itabirito curtir as férias.

Programação do Férias no Parque incluiu visitas monitoradas ao viveiro (Créditos: SECOM/PMI)

Interação por meio da música

Alguns dos momentos mais marcantes da programação foram as aulas de musicalização. Durante as atividades, alunos da Fanpaz compartilharam conhecimentos com os visitantes. “Achei muito bacana a interação com as outras crianças. Isso é bom para a sociedade ver que a criança tem que ter uma oportunidade. É muito gratificante”, destacou a coordenadora e fundadora Maria Luisa Rosa.

Aulas de musicalização promoveu troca de experiências entre crianças (Créditos: SECOM/PMI)

Musicalização promoveu troca de experiências entre crianças (Créditos: SECOM/PMI)

A oficina Animais em folhas, que propôs a criação de imagens de animais a partir da colagem de folhas de plantas e árvores, também caiu no gosto da criançada. “A oficina foi legal. No Parque, o que mais gosto são os miquinhos”, afirmou Karoline da Mata Silva, de seis anos, do bairro Bela Vista. “Para as crianças, uma colônia de férias assim é muito bacana”, completou a avó Irani do Prado Chaves da Mata.

Público se divertiu com extensa programação de oficinas e brincadeiras (Créditos: SECOM/PMI)

Aprendizado e diversão no Parque

A presença de centenas de crianças, somada à programação diversificada, resultou em uma receita de sucesso na avaliação da coordenadora do Centro de Educação Ambiental – CEA. “Recebemos famílias e crianças de Itabirito e de várias cidades da região. Ao longo dos seis dias, percebemos nos olhares o entusiasmo com o evento, que aliou entretenimento e educação ambiental”, salientou Fabiola Nonato.