terça-feira, dezembro 4, 2018

Encontro de hotelaria propõe fortalecimento do setor em Itabirito

Gestão municipal trabalha ações de planejamento com a participação de empresários do setor hoteleiro como mais uma forma de fortalecer o turismo na região

Encontro de hotelaria propõe fortalecimento do setor em Itabirito

A Prefeitura de Itabirito busca capacitar e diversificar os atrativos turísticos da cidade. Por este motivo, realiza encontros com a rede hoteleira a fim de promover inovação e destacar os pontos fortes do município para atrair cada vez mais os turistas.

Em andamento desde as comemorações do 95º aniversário de Itabirito – quando foi realizado no dia 31 de outubro o 2º Encontro de Hotelaria Municipal, na Pousada Cata Branca, em Itabirito – os encontros têm por objetivo reunir o setor hoteleiro de Itabirito para discutir assuntos como: os resultados do Boletim da Ocupação Hoteleira realizado mensalmente pela equipe do turismo, a mudança do perfil do hóspede, principalmente nos grandes eventos, e também as propostas e contribuições do setor para o projeto Carnaval 2019.

Itabirito possui hoje ao todo 351 unidades habitacionais (UHs) – entre chalés, apartamentos e quartos. Na área urbana são 233 UHs e na área rural, são 118 UHs. Já em números de leitos, são 876 leitos no município, sendo 469 na área urbana e 407 na área rural.

Para a representante da Pousada Rural Serra Verde, Marisa Almeida, o Encontro de Hotelaria fez toda a diferença. “Promover este tipo de evento é muito bom, já que proporciona a troca de informações, nos possibilita enxergar com mais clareza os pontos altos e fortes do estabelecimento, além de recebermos várias dicas da Semcult”.

Como parte dos resultados do segundo encontro do setor, a comissão dos empresários apresentou na reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, realizada no dia 29 de novembro, de que forma a hotelaria contribuirá para o Carnaval, com o intuito de diversificar as ofertas de produtos e roteiros turísticos e dar ao tradicional evento outras opções que contemplem os mais diversos tipos de foliões.

Para a Diretora de Turismo, Michilene Rodrigues, a ação é um passo importante para a cidade. “A Prefeitura promove esses encontros constantes a fim de incentivar os empresários ligados a atividade turística a fazerem parte do planejamento e projetos que tem por objetivo o desenvolvimento do turismo no município”.

O representante do Apart Hotel Aredes, Eustáquio de Araújo Barbosa, endossa a iniciativa municipal. “Em Itabirito temos o apoio da Prefeitura e isso faz com que sejamos mais organizados. Para mim, o turismo é o maior empreendimento social. A hotelaria precisa andar de braços dados com a iniciativa municipal”.