terça-feira, junho 4, 2019

Educação aliada à Segurança: Mais tranquilidade para comunidade escolar

Programa “Rede de Escolas Monitoradas” confere mais segurança para a cidade

Educação aliada à Segurança: Mais tranquilidade para comunidade escolar

A Educação em Itabirito conta com ainda mais segurança para alunos, pais e funcionários. Foi acordada entre secretarias de Educação e Segurança e Trânsito, uma parceria entre a rede de ensino municipal, a Guarda Municipal e a Polícia Militar para proteger ainda mais a comunidade escolar dentro e fora dos muros escolares.

A Rede de Escolas Monitoradas é uma ação preventiva que promove maior proteção de forma integrada para as escolas municipais Manoel Salvador de Oliveira, Ferreira Bastos e Centro Educacional Municipal de Itabirito – Cemi. Escolas estaduais como Intendente Câmara e Eng. Queiroz Júnior também fazem parte da rede. Estão à frente do projeto, o prefeito Arnaldo Pereira, a secretária de Educação Ana Góis, a coordenadora de Projetos da Educação, Jaqueline Moura, o tenente da Polícia Militar Hebert, a cabo Camila, o comandante Oliveira, além das diretoras escolares.

Com um sistema de comunicação eficaz e placas de alerta, o novo serviço tem agradado. É o que aponta a diretora da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, Christiane Bossanelli. “Se percebemos alguma situação suspeita, seja dentro ou no entorno da escola, acionamos preventivamente a Guarda no nosso sistema de comunicação e o resultado tem sido muito satisfatório. Rapidamente a patrulha está no local e dissipa qualquer ação mal intencionada. Dessa forma, protegemos muito mais nossos alunos e servidores, com a certeza de que sempre que precisarmos poderemos contar com esta parceria”.

Sistema de comunicação conta com placas de alerta (Créditos: Divulgação)

Para o representante da Guarda Municipal, Samir Tales, a ação preventiva é benéfica para toda a cidade. “Sabemos que cuidar da educação é cuidar do futuro da nossa cidade. Por isso, a Guarda Municipal e a Polícia Militar estão empenhadas em manter o patrulhamento das escolas para evitar que os alunos sejam aliciados por qualquer tipo de problema. Temos o dever de manter a segurança da cidade, mas, para isso, contamos com o apoio das escolas e também dos pais, que são peças importantes na formação de valores das crianças e adolescentes”.

Simulação em situação de emergência

Outra ação preventiva que a Secretaria de Educação e a Defesa Civil vêm realizando é a simulação em situação de emergência, como um possível rompimento de barragem. O treinamento é realizado apenas nas escolas que estão inseridas na “área da mancha”, local que, teoricamente, seria atingido.

(Créditos: Divulgação)

Secretaria e Defesa Civil têm realizado simulações (Créditos: Divulgação)

Em parceria com a Defesa Civil e a Vale, as simulações são realizadas de acordo com a realidade de cada escola. A coordenadora de Projetos da Educação, Jaqueline Moura, explicou detalhes do projeto. “Existe um treinamento específico para se adequar a realidade de cada escola e para suprir demandas especiais de alunos, por exemplo. Há todo um estudo cuidadosamente desenvolvido pela Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura, para conferir mais tranqüilidade, segurança e agilidade em casos extremos”.