quinta-feira, fevereiro 7, 2019

Desenvolvimento Econômico: modelo de Itabirito é apresentado a cidades vizinhas

Atuação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito foi exaltada por autoridades de municípios da região

Desenvolvimento Econômico: modelo de Itabirito é apresentado a cidades vizinhas

Itabirito sediou na última sexta-feira, dia 1º de fevereiro, a 2ª reunião de secretários municipais de Desenvolvimento Econômico. Além da anfitriã, o encontro contou com a participação de representantes das cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Mariana, Ouro Branco e Ouro Preto. O destaque da pauta foi a apresentação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito – Adesita.

“A Agência de Desenvolvimento Econômico, hoje, é um equipamento estratégico para Itabirito. O que chama a atenção, e que a Adesita já vinha pensando, é como replicar essa experiência que nós podemos falar que é um caso de sucesso em termos de agência, na Região dos Inconfidentes e Alto Paraopeba”, destacou Denis Donato, gerente executivo da Adesita.

Gerente executivo da Adesita explicou atuação da agência (Créditos: SECOM/PMI)

O modelo itabiritense atraiu o interesse do secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, Júlio César Vasconcelos. “Percebi com muita clareza o sucesso do trabalho desenvolvido aqui, a competência e o potencial que temos de parceria. Em vez de eu criar uma estrutura em Mariana, há a possibilidade de aproveitar uma estrutura sólida já existente em Itabirito”, antecipou.

Modelo itabiritense atraiu interesse de várias cidades da região (Créditos: SECOM/PMI)

Em busca de soluções conjuntas

Na avaliação do secretário de Itabirito, Antônio Avelar, o diálogo é fundamental para o futuro da região. “Todos nós estamos buscando a diversificação econômica para nossas cidades. E uma das alternativas que temos é exatamente por meio da Adesita, que hoje transita entre os vários municípios. Com isso, nos aproximamos, discutimos problemas comuns e buscamos soluções em conjunto”, explicou.