quinta-feira, abril 11, 2019

Democracia e saúde: Prefeitura de Itabirito realiza 1ª plenária da saúde

Com o tema “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, a Prefeitura de Itabirito realizou no último sábado, dia 6 de abril, a 1ª Plenária Municipal de Saúde. O evento, no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG, reuniu gestores e trabalhadores do SUS, além de usuários do sistema de saúde itabiritense.

“É um momento histórico. Temos enfrentado grandes desafios, principalmente em relação ao financiamento, e precisamos entender o nosso papel. Apesar de ser uma relação tripartite, com os governos municipal, estadual e federal sendo responsáveis pelo SUS, o cidadão não mora no estado nem na União. Ele mora no município, que é onde tudo acontece”, destacou o secretário de Saúde, Wolney de Oliveira.

Secretário de Saúde (Créditos: SECOM/PMI)

Secretário valorizou a participação popular (Créditos: SECOM/PMI)

Arnaldo Pereira dos Santos, prefeito interino, exaltou a gestão da pasta. “Não há nem pode haver interferência política no trabalho técnico. Em Itabirito, o Conselho funciona e os usuários e os profissionais estão atentos”. Em 2018, a cidade investiu 29,87% de seu orçamento na saúde, superando a exigência legal de 15%. No orçamento para 2019, a previsão é de 32%.

Palestra sobre gestão da saúde pública

Um dos momentos de destaque da 1ª Plenária da Saúde foi a palestra de Tiago Lopes Coelho, doutorando em Saúde Pública. “O universo da saúde tem um alto nível de complexidade. É fundamental pensar esse sistema, para mais de 200 milhões de pessoas, com grande participação da população. Esse é um dos principais desafios do SUS. Ter esse auditório cheio é importantíssimo”, analisou.

Palestra de Tiago Lopes Coelho foi um dos momentos de destaque da plenária  (Créditos: SECOM/PMI)

Palestra foi um dos destaques da plenária (Créditos: SECOM/PMI)

Conselheira municipal de saúde e usuária do sistema, Selma da Silva Clemente ressaltou a importância do Conselho nas discussões referentes à Secretaria. “Tudo o que é planejado para a saúde em nossa cidade, as melhorias, passa pelo Conselho. É uma responsabilidade muito grande”, afirmou.

Participantes foram divididos em grupos de trabalho (Créditos: SECOM/PMI)

Durante a plenária, os participantes foram divididos em grupos de trabalho com o objetivo de formular propostas nos âmbitos municipal, estadual e federal, votadas na sequência. Também ocorreu a eleição dos delegados que representarão a cidade na etapa estadual, a 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Autoridades exaltam adesão à plenária

Diante do auditório lotado, Fátima Rodrigues Fernandes, da Superintendência Regional de Saúde, em Belo Horizonte, enfatizou a importância do evento. “Esse é um dia em que a saúde está toda reunida em prol do fortalecimento do SUS”. Para o vereador Max Fortes, em meio a um momento desafiador, o segredo é pensar a saúde com responsabilidade. “A saúde tem interface com várias áreas. Quando você vê o esporte tão bem, isso reflete na saúde. Se há desenvolvimento econômico, há reflexos na saúde. Esse é um momento de debate, de consolidar e criar políticas pública para a nossa comunidade”, analisou.