terça-feira, abril 2, 2019

Campanha de vacinação contra gripe começa dia 10 de abril em Itabirito

No período inicial, vacina será exclusiva para gestantes, crianças e mulheres em puerpério

Campanha de vacinação contra gripe começa dia 10 de abril em Itabirito

A campanha de vacinação contra gripe começa mais cedo este ano, em Itabirito. De 10 a 17 de abril, o grupo prioritário formado por crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias (puerpério) terá exclusividade para vacinação. De 22 de abril a 31 de maio, a campanha é estendida também para os demais grupos.

Para vacinar, o paciente deve comparecer à sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência das 8h às 16h com cartão de vacinação. A imunização deve ser tomada anualmente e confere imunidade para os tipos mais graves da Influenza, incluindo o H1N1. As doenças são mais comuns no outono e inverno.

Quem pode tomar a vacina?

Além dos grupos que terão exclusividade nos primeiros dias, a vacinação gratuita é oferecida também para adultos com mais de 60 anos, profissionais da área de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A vacinação também é destinada a professores de ensino básico e superior de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.

Dia de mobilização

Em 2019, o dia de mobilização será realizado no sábado, 4 de maio para todos os grupos. Neste dia, as UBSs funcionarão das 8h às 16h para que as pessoas que não conseguem se imunizar durante a semana tomem a vacina.