quarta-feira, setembro 25, 2019

Aniversário da Cidade: programação celebra os 96 anos de Itabirito

Iniciativa marca a volta da Festa do Pastel de Angu, que tem shows gratuitos como Falamansa e Bloco Chama o Síndico na Praça da Estação.

Aniversário da Cidade: programação celebra os 96 anos de Itabirito

Para comemorar os 96 anos de Itabirito, a Prefeitura realiza o Aniversário da Cidade até o dia 6 de outubro. A programação especial conta com eventos esportivos, culturais, além de ações ambientais. “Priorizamos os nossos artistas na concepção da programação, que atende a todos os gostos musicais, entendendo que a cidade necessita de eventos que aqueçam nossa economia e criem oportunidades de lazer e entretenimento à população”, destaca Junia Melillo, secretária de Patrimônio Cultural e Turismo.

Eventos como a Maratona Internacional Chaoyang da Estrada Real e o espetáculo Alquimia, do Coral Canarinhos, contaram com o apoio da Prefeitura e também fizeram parte do calendário comemorativo.

Programação especial

Hoje, dia 25, tem o Projeto Clube de Leitura, que aborda o livro A Ilha Desconhecida, do escritor José Saramago. A ação acontece na Biblioteca Pública, a partir das 19h. No mesmo local, também acontece o Projeto Toda Sexta tem História, no dia 27 de setembro, das 13h às 15h, com o tema 70 Anos da Biblioteca.

No sábado, dia 28, a Secretaria de Meio Ambiente realiza um plantio de mudas em comemoração ao Dia da Árvore, às 9h, no Parque Ecológico. Já no dia 29, tem Caminhadas na Natureza, a partir das 6h30, com o Circuito Campestre e Domingo é Dia de Banda, das 10h às 12h, na Praça da Estação.

A programação do Aniversário da Cidade traz ainda o Cine Livro, às 13h, com o tema Os Fantasmas de Cada Um, na Biblioteca Pública, no dia 3 de outubro. No mesmo dia, haverá a audição de piano no show Estilos, às 20h, na Casa de Cultura. Todos os eventos têm entrada gratuita.

Pastel de Angu

E para fechar com chave de ouro, a programação do Aniversário da Cidade contará com a volta da Festa do Pastel de Angu, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, na Praça da Estação. Fazem parte da programação shows especiais de artistas locais e de renome nacional, como o Bloco Chama o Síndico, no sábado, e a Banda Falamansa, no domingo.

Além disso, o evento é uma ótima oportunidade para degustar os deliciosos pasteis feitos pelas mantenedoras da receita original desta delícia de Itabirito. “Acreditamos na importância do turismo de eventos, neste caso, valorizando nosso maior bem imaterial gastronômico, que é o Pastel de Angu”, ressalta a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo.