quinta-feira, outubro 4, 2018

4º Festival de Teatro de Itabirito leva cultura gratuita e encanta o público

O último fim de semana foi agitado em Itabirito com a programação do 4º Festival de Teatro. As peças “Intimidade Indecente”, “Canções para Brincar e ser feliz”, “Como a Gente Gosta”, “Relaxa e Gosta”, “Concertos para Bebês Brasil” e “Ivan” encerraram a edição de 2018, que integrou a programação do aniversário de 95 anos de Itabirito – Rumo ao Centenário.

O Festival que contou com a participação do renomado grupo de Galpão, caiu no gosto da população. Para Daniel Lopes Horta, que foi acompanhar o Stand UpComedy, “Relaxa e Gosta”, é importante esse tipo de evento para a cultura da cidade. “É muito bom a sociedade poder participar de eventos como este, totalmente gratuito. A organização está de parabéns pelo belo trabalho”.

Atores destacaram importância do festival itabiritense (Créditos: SECOM/PMI)

Para os atores que fizeram o festival acontecer, essa oportunidade é de extrema importância para o fomento da cultura local. O ator Christiano Junqueira apresentou a peça Relaxa e Gosta e viu como é fundamental a iniciativa da cidade. “Para mim é sempre um prazer poder estrear uma peça em Itabirito. O povo daqui sempre me recebe de braços abertos. Temos que valorizar a cultura em nosso país e são poucas as prefeituras que fazem isso. Itabirito está de parabéns por realizar mais um Festival de Teatro”.

Outra peça que também colocou todo mundo para rir e no fim se emocionar pela bela história contada foi “Intimidade Indecente”, que aconteceu na Casa de Cultura. A atriz Andreia Garavello falou da felicidade de poder compor a programação do festival. “Ter exemplos como este Festival, que vem acontecendo em Itabirito em sua 4ª edição e mantendo firme, com entrada gratuita tanto para a população quanto para o artista é extremamente importante. Nós temos leis de incentivo que contemplam muitas vezes grupos já muito conceituados e quando o incentivo é dado aos artistas da terra é muito legal. Fico muito emocionada”.

Oficinas

Além das peças, o festival também trouxe oficinas de formação como as de Funcionalidade da voz por meio dos vissungos, jongos e cantos de tradição oral, Produção Cultural e Palhaçaria. Para Ana Nery Carvalho, uma das produtoras do festival, o intuito foi a formação e o aprimoramento dos atores da cidade. “As oficinas vieram para acrescentar o trabalho dos alunos do Atelier e dos atores de Itabirito em geral”.

Programação movimentou diversos espaços da cidade (Créditos: SECOM/PMI)

O 4º Festival de Teatro de Itabirito, que aconteceu entre os dias 22 e 30 setembro, movimentou a Praça da Estação, a Praça da Família, no bairro Padre Adelmo, o Parque Ecológico Municipal, o Atelier de Artes Integradas e a Casa de Cultura Maestro Dungas. As 17 peças que o público pode acompanhar incluíram gêneros que contemplaram crianças e adultos. Muita comedia, drama e dança fizeram parte dos espetáculos.