Busca
Mapa do site

Pontos Turísticos

1º Alto Forno em Carcaça de Aço da América Latina

Localizado no Bairro Esperança, bem na entrada norte da cidade. O alto-forno foi construído com pedras e revestido de tijolos refratários feitos no local, com barro tirado da Grota das Cobras. O local é todo estruturado para o turismo e rende belas fotos.

 

• Onde fica: Avenida Inconfidentes, Km 51.

Alto do Cristo

Com uma altitude de 1.179m, o Alto do Cristo possui vista panorâmica, de onde se observa a Serra da Piedade, o Pico do Itacolomi, a Serra do Caraça, além de grande parte da cidade.  O morro foi escolhido por ser um dos mais altos da cidade, visto por diversos pontos do município, dando um charme particular para moradores e visitantes de Itabirito. Conhecido como Morro do Cruzeiro, o local abrigava uma antiga cruz antes do atual Cristo Redentor, de 30 metros de altura. Hoje, o Alto do Cristo sedia concursos de pipas, campeonatos de mountain bike e down Hill e é ponto de encontro de famílias e jovens que procuram lazer e uma bela vista.

 

• Onde fica: Morro João Pinto, conhecido como Morro do Cruzeiro. Acesso pela Rua Paraopeba, no bairro Tombadouro, ou pela Capitão Antônio Marques, no bairro Vila Gonçalo

Alto da Serra da Santa

Com altitude de 1.200m, a Serra da Santa é uma parada obrigatória da Rodovia dos Inconfidentes. A serra tem composição rochosa com afloramentos, formando um conjunto de esculturas naturais em projeções abstratas. Nos meses de inverno, forma-se um “mar de nuvens” sobre as montanhas, considerado um verdadeiro espetáculo. Conta-se que o pintor Guignard costumava usar esse cenário para fazer alguns de seus quadros.

 

• Onde fica: Rodovia dos Inconfidentes, km 45.

Casa de Cultura Maestro Dungas

Localizada no centro da cidade, a Casa de Cultura foi fundada em 07 de setembro de 1994, visando criar um espaço para manifestações artísticas locais e regionais. A casa possui uma infra-estrutura excelente, possuindo sistema de iluminação, equipamentos de som, sala de multimeios com 50 lugares, sala de ensaio, galeria de arte e camarim. A população e visitantes podem sempre contar com uma programação cultural rica nos fins de semana

 

• Onde fica: Rua Carlos Michel, nº1, Centro.

Complexo Turístico da Estação

Em 16 de julho de 1887, inaugurou-se a estação, que ligava Itabirito ao Rio de Janeiro. O edifício sóbrio é de alvenaria, trabalhada com arte, estilo que não se faz mais. Em 2003, a Praça foi toda restaurada e revitalizada pela Prefeitura e atualmente abriga a Biblioteca Pública Municipal, o Centro de Referência e Informações Turísticas (Crit), a Sala dos Ferroviários, uma loja de artesanato e o Trapiche Assitur, além de um comércio com comidas típicas. Na época, o prefeito Manoel da Mota Neto, entregou a obra no aniversário de 80 anos de Emancipação Política da Cidade e a praça tornou-se um importante local de eventos culturais, shows e ponto de encontro dos jovens.

 

• Onde fica: Praça Doutor Guilherme, s/n, Centro.

Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem

A capela primitiva da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem foi construída no início do século XVIII. O interior mescla elementos produzidos em diferentes fases da arquitetura colonial mineira, como os estilos joanino e rococó, além de pinturas do século XX. Seus três altares encantam, com molduras bem talhadas, que relembram uma infinidade de arabescos artisticamente trabalhados e dispostos com suas colunas espirais salomônicas douradas.

 

• Onde fica: Praça Dom Silvério, s/n, bairro Boa Viagem. A 1 km do Centro da cidade

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Anterior a 1740, foi construída por escravos pertencentes à Irmandade dos Pretos de Nossa Senhora do Rosário de Itabira. Simples e com requintes artísticos, encanta a todos pela sua estrutura e bela paisagem ao redor, com destaque para a porta em pedra entalhada e os altares em autêntico estilo Barroco. Monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

• Onde fica: Alto da Rua do Rosário, bairro Tombadouro.

Igreja Bom Jesus do Matozinhos

A construção de 1765 está localizada no alto de um morro, em um adro aberto e gramado, de onde se pode avistar parte da cidade. Em seu interior, o forro retrata a cena bíblica de Cristo, Maria e os apóstolos no descendimento da cruz, atribuída a mestres do Barroco mineiro, com imagens naturais, expressivas e belas, como não se vê igual.

 

Na década de 90, a igreja passou por uma restauração total do prédio e das imagens, que têm tons fortes e expressivos, característicos do Rococó.

 

• Onde fica: Rua do Matozinhos, s/nº, bairro Matozinhos.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Acuruí

Anterior a 1718. O atual templo é uma reconstrução dessa matriz, após o incêndio de 1822, que destruiu a anterior..

 

• Onde fica: Praça Nossa Senhora da Conceição, Rua Principal, s/nº, distrito de Acuruí.

Igreja de São Gonçalo do Bação

A capela primitiva é anterior a 1748, tendo sofrido duas ampliações posteriormente. É composta de três tipologias intercaladas, que evidenciam as três etapas da construção. Apesar das várias reformas, a igreja conserva altares e imagens originais, recentemente restauradas.

 

• Onde fica: Praça Padre Bernardo Firmino, s/nº, distrito de São Gonçalo do Bação.

Rua do Rosário e Rua 7 de Setembro

Itabirito está em plena Estrada Real e tem uma rica parte histórica com arquitetura e paisagem diferenciada. Essas ruas estão localizadas no Centro Histórico do município, ligando as principais igrejas e casarões antigos da cidade. Os calçamentos dessas vias são atribuídos ao século XVIII e XIX.

 

• Onde ficam: bairro Boa Viagem.

Liceu Dom Viçoso - Projeto Itabirito 2000

A proposta da edificação consta na construção de quadras poliesportivas, praça, anfiteatro para 3.000 pessoas, em estilo greco-romano, refeitórios, suítes, salão de festas, auditórios, sanitários e espaço reservado para a edificação da Faculdade do Futuro. O local costuma reunir a população em eventos religiosos.

 

• Onde fica: Rua Matozinhos, nº263, bairro Matozinhos.

Mina de Cata Branca

Em 1844, centenas de escravos morreram soterrados, criando, a partir do acontecimento, várias histórias e mitos sobre a região. Cachoeira, lago e afloramentos rochosos dão o toque romântico à linda paisagem e a história garante mais emoção à aventura de subir a serra.

Museu de Arte e Ofício

Localizado no Núcleo Histórico da cidade, o Museu de Arte e Oficio de Itabirito compõe o Centro de Referência Religioso, Histórico, Educacional e Artístico do município, criado em 27 de dezembro de 2006. No museu, o acervo histórico tem mais de 500 peças dos séculos XVIII, XIX e XX e é dividido em três módulos: módulo I, com indumentárias e documentos; módulo II, com prataria, outros metais e imaginária; e módulo III com mobiliário; que compõem o Centro de Referência Religioso, Histórico, Educacional e Artístico de Itabirito. Outras informações pelo telefone (31) 3561-1979.

 

• Onde fica: Centro Histórico de Itabirito, próximo à Igreja Matriz da Boa Viagem

Parque Ecológico Municipal

O parque ecológico tem 45 mil m², espaço que conta com pistas de caminhada, de ciclismo, praça para a prática de esportes, anfiteatro, lago, mirante, lanchonete e parquinho para as crianças. Nos recessos escolares acontece o Projeto Férias no Parque, com atrações variadas e gratuitas para todas as idades. Também, o parque possui uma programação cultural ativa, que reúne a população e visitantes em programas imperdíveis.

 

• Onde fica: Avenida Queiroz Júnior, nº 1500, bairro Santo Antônio.

Pico de Itabirito

O Pico de Itabirito é o maior símbolo histórico da cidade e é considerado uma das mais belas e mais ricas formações montanhosas do país, além de ser o único monolito no mundo constituído de hematita compacta. Com 1.586m de altitude, hoje é homenageado pela Prefeitura em sua marca. O Pico de Itabirito é tombado pelo Patrimônio Natural Estadual.

 

• Onde fica: Serra das Serrinhas, área da Vale.

Noite mineira

 

Típico de Minas, Itabirito conta com animadas noites em bares e boates. Destaca-se a criatividade do bar do Roberto Preto, com uma decoração, no mínimo, inusitada e o famoso Boi com Queijo. Na Confraria Pub, o público tem bons shows até o amanhecer, com uma composição variada de ritmos. No Restaurante Quatro Estações, o cliente pode levar a família e contar com um bom espaço de lazer para divertir as crianças.

 

Já o Quincas agrada a jovens e adultos com uma programação de shows que tornam o espaço multifuncional. Além desses, o visitante ainda conta com diversos bares no centro da cidade, que oferecem a típica comida de buteco, famosas cachaças vencedores de prêmios nacionais, como a Lucas Batista, e o marco da cidade: o Pastel de Angu.

Atrações para todos os gostos. Itabirito espera por você! 

 

Igreja Matriz de São Sebastião

Em 4 de setembro de 1959 foi solenemente instalada a Paróquia de São Sebastião. À frente, o Padre Adelmo Ferreira da Silva articulou e promoveu, de um só passo, o levantamento dos recursos para a instalação de sua Matriz, em 1962, em pleno centro comercial de Itabirito. Majestosa e moderna, a Igreja conta a Paixão de Cristo em suas paredes internas e foi construída com uma acústica ideal para belos cantos religiosos. Com uma concepção mais limpa e belos vidrais, a Matriz encanta pela altivez e simplicidade, aliados em um admirável ambiente de oração.

• Onde fica: Rua João Pessoa, centro.





Warning: include(admin/DAL/Destaque_imagemDAL.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/8/13/40/itabirito1/public_html/coluna_direita.php on line 3

Warning: include(admin/DAL/Destaque_imagemDAL.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/8/13/40/itabirito1/public_html/coluna_direita.php on line 3

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'admin/DAL/Destaque_imagemDAL.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/8/13/40/itabirito1/public_html/coluna_direita.php on line 3

Fatal error: Class 'DestaqueDAL' not found in /home/storage/8/13/40/itabirito1/public_html/coluna_direita.php on line 4