licitações, contratos
contas
públicas
transparência

Uma cidade boa para se viver.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e longevidade. Em Itabirito, foi estimado IDH geral de 0,730. Lembrando que quanto mais perto o índice chega do número 1, maior o grau de desenvolvimento. O índice para renda foi de 0,737, já o de educação, estacou em 0,628, por último, foi constatado que o IDH da cidade, relacionado a longevidade, possui estimativa em 0,828. Em constante desenvolvimento, o índice do município cresceu 16,1%, passando de 0,629 nos anos 2000, para 0,730 em 2010.

infografico

Voltada para o desenvolvimento, a cidade foi destaque na geração de emprego em 2013. E onde há muita empresa, há muita possibilidade de trabalho. Itabirito possui 15.736 postos de trabalho distribuídos entre todos os setores econômicos, que totalizam 2.863 estabelecimentos. Destes, 406 são indústrias, já 1.025 focalizam o comércio, 1.302 atuam na área de serviços, três voltados na administração pública, e por último, 117 trabalham no setor agropecuário.

Já os postos de trabalho, são distribuídos da seguinte forma: 6.868 atuam na indústria, 2.850 no comércio, já 3.716 prestam serviços, 2.147 trabalham na administração pública e 155 no agronegócio.

O comércio atacadista é comporto por 59 microempresas, com 23 funcionários e uma de porte médio, composta por 98 colaboradores. Já o setor de serviços é totalizado por 1.302 instituições, gerando 3.716 empregos. Em suma, nesta categoria, configuram-se 1.237 microempresas, com 882 postos de trabalho. 60 pequenas entidades empregam atualmente 1.110 cidadãos. A companhia de médio porte, é composta de 83 colaboradores e as quatro casas grande porte configuram 1.641 empregos, totalizando o quadro da prestação de serviços na cidade.

Itabirito possui ainda uma configuração voltada para o comércio varejista. A distribuição compreende um total de 965 estabelecimentos, onde 906 podem ser considerados microempresas, 54 de pequeno porte, apenas um de médio e quatro varejos de grande porte. Já os postos de trabalho para este tipo de comércio, estão atualmente distribuídos da seguinte forma: 1.204 pessoas trabalham nas microempresas, 928 atuam nas de pequeno porte. A única empresa de médio porte possui 74 funcionários, e a de grande porte, conta hoje com 523 em seu quadro de funcionários.

O PIB de 2011 da cidade chegou a R$ 2.367,8 milhões (19,8% em relação a 2010, ficando em 11º lugar no ranking do PIB dos municípios por região de planejamento, respondendo por 1,3% do PIB total da região). Em 2012, no ranking de Minas Gerais, Itabirito ficou em 29º lugar. Participação no PIB: 72,6% indústria e 26,9% voltado para o setor de comércio e serviços.

A arrecadação tributária da cidade é composta pelos valores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estimado em R$ 104 milhões. Já outros tipos de arrecadação totalizam R$ 20.683 milhões. Gerando o valor de R$ 125 milhões para o município. O valor da distribuição do Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza (ISS) é de R$ 1.221 milhão.
Em 2014 o município cresceu de 26,6% comparado a 2012. Destaca-se também, o Índice de Competitividade do Município (ICM), que está 56,7%. O índice mineiro de responsabilidade social que configura em 0,678.

infografico2

Aqui o transito não para. A cidade possui 15.882 automóveis, 1.028 caminhões, 4.959 motocicletas, 406 ônibus, 125 utilitários e 4.724 veículos de outros tipos. Totalizando a frota em 27.124.

infografico3

A cidade conta ainda com 18 estabelecimentos de saúde pública, 57 da rede privada, 47 leitos privados e mais 13 leitos do SUS. Itabirito está de braços abertos para receber você em um dos 17 estabelecimentos de hotéis e similares. A cidade possui também agências bancárias do banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Brasil, Bradesco, Santander e HSBC.