sexta-feira, fevereiro 7, 2020

Prefeitura de Itabirito promove campanha de vacinação contra o Sarampo

Seguindo o cronograma nacional, o público alvo para a primeira etapa da campanha são pessoas de 5 a 19 anos

Prefeitura de Itabirito promove campanha de vacinação contra o Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar a óbito e que tem como única forma de prevenção a vacinação. Dessa forma, a Prefeitura de Itabirito entra na mobilização nacional para imunizar a população e, neste ano, a primeira etapa da campanha de vacinação acontece 10 de fevereiro a 13 de março, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Campanha de vacinação contra sarampo acontece em todas as UBS (PMI)

A campanha tem o objetivo de garantir a devida proteção contra o Sarampo, e possibilitando a interrupção da circulação do vírus no país. “O sarampo não tem cura, e a melhor maneira de combate é por meio da vacinação. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Elas são parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do país”, explica Márcia Souza, superintendente da Atenção Primária da Secretaria de Saúde.

O atendimento nas UBS acontece de segunda a sexta, das 07h às 16h. As pessoas entre 5 e 19 anos serão vacinadas durante essa primeira etapa da campanha. Em seguida, o público alvo será de 30 a 59 anos. Para alcançar o maior número de pessoas, a Prefeitura de Itabirito também organiza o “Dia D” de vacinação. A mobilização nacional acontece no dia 15, sábado, das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone (31) 3561-4013 ou nas Unidades Básicas de Saúde.

Público alvo da primeira etapa da campanha são pessoas de 5 a 19 anos. (PMI)