e ouvidoria

quinta-feira, janeiro 30, 2020

Prefeitura de Itabirito economiza cerca de 190 mil reais em aluguéis a partir de 2020

Aproveitamento de imóveis do Município e melhor gestão dos contratos garantem o bom uso do dinheiro público.

A Prefeitura de Itabirito está realizando mudanças na gestão do dinheiro público. Para melhor economia e uso da máquina pública, quatro contratos de alugueis foram encerrados em 2019. O custo total era de R$20.800,00 ao mês, somando uma despesa de R$ 249.600,00 ao ano. “Nossa equipe tem o compromisso de enxugar os gastos, principalmente com alugueis, então esse trabalho está sendo feito. As mudanças são planejadas para não prejudicar o serviço, melhorar o atendimento à população e, claro, dar preferência aos imóveis que são da Prefeitura”, explica Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

Entre os contratos encerrados, a Secretaria de Saúde dispensou a locação no prédio da MaxStore, que custava R$3.500,00 ao mês, e um galpão de abastecimento no Nossa Senhora de Fátima, alugado pelo valor de R$8.000,00 mensal. A Guarda Municipal deixou a locação no bairro Santa Tereza, que tinha o pagamento de R$3.850,00. Uma otimização do espaço oportunizou a mudança das equipes do Telecentro, liberando uma sala que custava R$2.500,00 todo mês. E a escola Dona Baratinha deixou de funcionar na casa alugada por R$2.900,00 para, em 2020, receber os alunos em uma casa da Prefeitura de Itabirito, localizada no bairro Vila Gonçalo.

Mudança na Secretaria de Segurança e Trânsito

A decisão para a mudança da Secretaria de Segurança e Trânsito também atende ao compromisso de melhor gestão do dinheiro público. Em 2020, a equipe administrativa da secretaria e seus departamentos estão operando em nova sede, à Avenida dos Inconfidentes, nº 185, Agostinho Rodrigues, no prédio locado do Grupo Orguel (onde funcionava a IBL). O local tem um custo mensal de R$5.000,00 e traz a compensação de economia ao reunir vários departamentos em um único endereço.

A nova sede agora abriga, além da equipe administrativa, a Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), Defesa Civil, Departamento de Fiscalização de Coletivos (Defisco) e a Guarda Civil Municipal, reunindo mais de 70 servidores no mesmo prédio, o que resulta em mais agilidade dos trabalhos desenvolvidos. “A população pode resolver suas demandas de segurança e trânsito em um mesmo local, agilizando o serviço e passando a contar com vaga de estacionamento, dando mais conforto a todos”, destaca Carlos Henrique Franca, secretário de Segurança e Trânsito.

Secretaria de Segurança e Trânsito tem novo endereço (PMI)

A medida desocupa o prédio do CinePax, dando oportunidade para que o local seja reformado. Também foram liberadas cinco salas na Rodoviária Nova, que deve ser revitalizada já no primeiro semestre de 2020. Ainda, a mudança inicia a liberação do prédio da Caixa Econômica, que logo será desocupada com a ida das secretarias para a Fábrica Velha. No balanço final, a economia, em alugueis, é de R$15.800,00 ao mês, somando R$189.600,00 ao ano.