e ouvidoria

sexta-feira, dezembro 27, 2019

Prefeitura de Itabirito defende proteção da Estação Ecológica de Arêdes no Conselho Estadual de Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente participou de reunião sobre a discussão do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Arêdes.

A Prefeitura de Itabirito marcou presença na reunião da Câmara de Proteção à Biodiversidade e Áreas Protegidas do Conselho Estadual de Política Ambiental (CPB-Copam), que aconteceu no dia 18 de dezembro. O momento tinha como pauta a discussão do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Arêdes, instituída pelo Decreto Estadual nº 45.397/2010, que trata de uma unidade de conservação de proteção integral, localizada em Itabirito. “Essa unidade é muito importante para o meio ambiente. Com área superior a 1.000 hectares, a iniciativa foi criada com o objetivo de proteger a flora, fauna, recursos hídricos e também o patrimônio histórico arqueológico, além do desenvolvimento de pesquisas científicas”, explica Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura.

Estação guarda valioso patrimônio da região (Divulgação)

A presença dos representantes da Prefeitura de Itabirito reforçou o apoio à manutenção da área protegida, levando em conta sua grande importância ambiental e hídrica. A extensão da unidade de conservação estava ameaçada desde 2017, quando foi aberta uma discussão sobre o Plano de Manejo do local. O documento estabelece as normas de proteção da unidade e foi cogitada a exclusão de 836 hectares de seu entorno, chamada zona de amortecimento. O local é regido por normas que minimizam os impactos negativos sobre a área protegida.

Prefeitura defende preservação de área rica em diversidade ambiental (Divulgação)

Para defender a proteção da unidade de conservação, a nova legislação municipal, aprovada em julho de 2019, transformou a área de amortecimento, que era urbana, em Zonas de Proteção Ambiental (ZPA). “A riqueza natural da Estação Ecológica de Arêdes e sua zona de amortecimento deve ser reconhecida pelos órgãos ambientais. Por essa razão, a Secretaria de Meio Ambiente requereu ao Conselho Estadual que fosse aprovado o Plano de Manejo sem redução de área de proteção”, destaca Frederico Leite.

Estação Ecológica de Arêdes preserva o equilíbro do meio ambiente na região (Divulgação)

Após debates dos conselheiros, o Plano de Manejo foi aprovado sem qualquer redução de área. Uma vitória para todos que lutam pela preservação da Estação Ecológica de Arêdes.