e ouvidoria

quarta-feira, janeiro 8, 2020

Novas conselheiras tutelares tomam posse em Itabirito

Equipe eleita tem mandato até 2024 para trabalhar pelos direitos das crianças e adolescentes.

Novas conselheiras tutelares tomam posse em Itabirito

O Conselho Tutelar em Itabirito tem nova equipe eleita para mandato até 2024. No último dia 06, aconteceu a solenidade de posse das cinco novas conselheiras tutelares de Itabirito, dentro do Gabinete da Prefeitura. Escolhidas em votação popular, em outubro do ano passado, Iris Lopes, Tânia Arcanjo, Márcia de Oliveira, Ana Paula da Cruz e Maria Auxiliadora Salomão devem atuar na proteção e promoção de crianças e adolescentes no município.

A posse reuniu autoridades e familiares das conselheiras tutelares. “O serviço das conselheiras são de extrema importância para ajudar nos conflitos que envolvam crianças e adolescentes, e esse trabalho precisa chegar em todas as partes de Itabirito principalmente nas áreas mais afastadas como Água Limpa e o Marzagão, por exemplo”, disse o prefeito, Orlando Caldeira durante a cerimônia.

Familiares e amigos das conselheiras acompanharam a solenidade de posse (PMI)

“O serviço prestado pelos Conselheiros com a Secretaria de Assistência Social é essencial para a conclusão de um trabalho que protege crianças e adolescentes, é uma parceria que dá certo. Juntos, buscamos melhorar a vida dos cidadãos que têm seus direitos violados em situações de risco”, destaca Juliana Costa, secretária de Assistência Social.

“É um prazer servir a população de Itabirito no Conselho Tutelar e trabalhar na defesa da criança e adolescente me faz muito bem, me realizo podendo ajudar a construir uma sociedade melhor”, disse Marcia Oliveira, Conselheira Tutelar empossada.

O Conselho

Os conselheiros têm a missão de proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes ameaçados e violados pela sociedade, estado, pais responsável, ou em razão de sua própria conduta.

Além disso os conselheiros aplicam medidas de proteção, atendem e aconselha pais e responsáveis, levar ao Ministério público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal e encaminhar a justiça os casos que à ela são pertinentes.